Sistema desenvolvido pelo Cepel auxiliará as empresas Eletrobras na aquisição de equipamentos de tecnologia LED

29-08-2018

No último dia 22, o Cepel apresentou às empresas Eletrobras o sistema DianE Web para lâmpadas LED. A ferramenta visa facilitar o acesso a informações sobre modelos ensaiados pelo Laboratório de Iluminação do Centro e auxiliar as empresas Eletrobras nos processos de aquisição deste tipo de lâmpada. A apresentação foi realizada pela pesquisadora Alessandra Barbosa, gerente do Laboratório de Iluminação do Cepel durante reunião conjunta do Comitê Integrado de Eficiência Energética do Sistema Eletrobras (Cieese) e do Grupo Temático de Eficiência Energética (GTE) da Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras na sede da Holding.

Leonardo Nunes Alves da Silva, da Assessoria de Serviços de Eficiência Energética da Eletrobras, assinala que o DianE Web é mais um recurso que se soma ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas empresas Eletrobras e pelo Cepel sobre a tecnologia de iluminação a LED. Ele explica que, com o avanço da tecnologia, o Cieese identificou a necessidade de um documento que sistematizasse informações sobre o seu uso. Dessa forma, o Cepel, com a participação de todas as empresas do Grupo, passou a se dedicar ao desenvolvimento do Guia para Iluminação com a Tecnologia LED, lançado em 2017.

No mesmo ano, a Diretoria Executiva da Eletrobras aprovou, por meio de resolução, a utilização do guia por todas as empresas do Grupo para que houvesse a padronização e a aquisição das melhores tecnologias existentes, auxiliando as equipes de compras e manutenção das empresas no processo de substituição do sistema de iluminação atual por LED. “Por se tratar de uma ação corporativa, nessa resolução foi solicitado que todas as subsidiárias adotassem as providências cabíveis, de modo a implantá-lo como documento orientativo junto às equipes de suprimento, responsáveis pela aquisição de equipamentos ou dispositivos que utilizem essa tecnologia”, complementa Leonardo.

“Dando continuidade aos trabalhos, será lançado o DianE Web, que funcionará como uma espécie de banco de dados de equipamentos de tecnologia LED e estará disponível para consulta pelos profissionais das empresas Eletrobras. Vale salientar que esse trabalho e seus desdobramentos deverão promover a eficiência energética, contribuindo para a redução do consumo de energia nas instalações, uma ação de importância estratégica no atual contexto de redução de despesas operacionais”.

Desenvolvimento do sistema

O DianE Web para lâmpadas LED foi desenvolvido pela equipe do projeto DianE (Sistema de Análise e Diagnóstico de Equipamentos), do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE) do Cepel. Os pesquisadores Christian Ducharme, gerente do projeto, e Monique da Cruz Benevenuto explicam que uma das motivações para o novo sistema foi facilitar o acesso dos usuários em seus locais de trabalho a um custo reduzido, tanto em termos de instalação, quanto de manutenção. “A principal vantagem do sistema Web é ser acessível em qualquer lugar, a qualquer momento e através de qualquer dispositivo conectado à internet. Outra vantagem é que esta estrutura dispensa instalação e manutenção nos diversos clientes, sendo feitas no próprio Cepel. Assim, garantimos que todos os usuários acessarão sempre a versão mais recente do sistema”, ressaltam os pesquisadores.

Christian acrescenta que o acesso ao DianE Web está em fase de homologação para a equipe do Laboratório de Iluminação. Uma vez homologado, todos os clientes do laboratório poderão usufruir da nova ferramenta.

A pesquisadora Alessandra Barbosa destaca que o DianE Web trouxe uma nova dinâmica ao trabalho do laboratório, simplificando não só o cadastro de informações sobre lâmpadas LED, como também o acesso a estas informações por parte das empresas Eletrobras. “O DianE Web é uma ferramenta bastante prática para o acesso ao Banco de Dados de lâmpadas LED. Possui uma interface muito amigável e intuitiva, o que desperta o interesse de quem o acessa para obter as informações de desempenho do produto e facilita o trabalho do Laboratório de Iluminação na inclusão de novos dados”.

Janaína de Menezes Gomes, responsável pelo cadastro de informações no DianE Web para lâmpadas LED, explica que, à medida que os modelos vão sendo testados, as informações a eles relacionadas são inseridas no DianE Web.

Além do desempenho elétrico, fotométrico e dados comerciais, informações relevantes dos modelos ensaiados pelo laboratório ficarão disponíveis para a consulta das empresas Eletrobras, com o objetivo de auxiliá-las nos processos de aquisição das lâmpadas LED.

Estão sendo avaliadas marcas de diversos fabricantes de modelos tubulares e E27, os mais usados atualmente. A aquisição das lâmpadas não é feita direto dos fabricantes e, sim, do mercado, para garantir isenção e credibilidade dos resultados.

Projeto piloto

A princípio, a versão Web do sistema foi desenvolvida apenas para lâmpadas LED, como projeto piloto. A facilidade, no entanto, poderá ser estendida a outros laboratórios do Cepel com os quais o DianE tem parceria, como o Laboratório de Diagnóstico em Equipamentos e Instalações Elétricas, o Laboratório de Análises Químicas e o Laboratório de Corrosão, que já contam com a versão clássica do Sistema DianE para realizar diversas análises e diagnósticos.