Cepel participa da elaboração do Plano Trienal do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2)

O Cepel participou da elaboração do Plano de Trabalho Trienal do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), recentemente disponibilizado pelo Ministério de Minas e Energia para consulta pública. O documento está estruturado em cinco Câmaras Temáticas, cada uma delas focada em ações o período de 2023 a 2025.

Os pesquisadores do Centro José Geraldo de Melo Furtado e Francisco da Costa Lopes participaram das reuniões semanais da Câmara Temática de Planejamento Energético (coordenada pelo MME) e, ainda, de uma reunião da Câmara de Abertura e Crescimento do Mercado e Competitividade (coordenada pelo Ministério da Economia).

Dentre os vários temas abordados, os representantes do Cepel enfatizaram, em suas apresentações, as contribuições e possíveis futuros desdobramentos no âmbito do PNH2 relacionados principalmente com os eixos de Tecnologia e de Mercado. Foram destaques as análises tecnológicas, os estudos de eficiência e a integração energéticas, as análises técnico-econômicas e as atividades de certificação e de segurança, segmentos nos quais o Cepel já atuou em projetos na área de Tecnologias do Hidrogênio (TH2).

Futuramente, o Cepel poderá ainda contribuir com os estudos de determinação de potencial de produção de hidrogênio (mediante diferentes tecnologias e a partir de diversos recursos naturais), com as análises de demanda por hidrogênio e derivados, segundo diferentes setores econômicos, bem como com os estudos de armazenamento energético e hibridização de sistemas e tecnologias.

O Plano Trienal do PNH2 segue aberto para receber contribuições. A página para o envio de propostas pode ser acessada clicando aqui.

Atuação do Cepel em Hidrogênio Verde

O Cepel tem um histórico de atuação na área de TH2 ao longo de quase duas décadas de desenvolvimentos em P&D. Em ambas as câmaras temáticas, foram apresentados os principais projetos que o Centro já executou ou de que participou:  ANEEL CHESF, Redes Temáticas FINEP, ANEEL Furnas, Carteira PI – Eletrobras e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. Os representantes do Centro também falaram de projetos em andamento, como os de P&D ANEEL junto à SPIC Brasil, à Furnas e da Carteira PI Eletrobras.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo