Cepel apresenta soluções de gestão de ativos à Copel Geração e Transmissão

Em uma de suas últimas atividades de campo em 2022, a equipe do projeto IMA (Instrumentação para Monitoramento e Análise) do Cepel visitou instalações da Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel GeT), uma subsidiária da Companhia Paranaense de Energia. O objetivo do encontro foi realizar demonstrações de tecnologias desenvolvidas pelo Centro na área de gestão de ativos, envolvendo o monitoramento de equipamentos elétricos de alta tensão.

As soluções apresentadas utilizam a metodologia de análise de Descargas Parciais. A principal delas foi o IMA-Subestações, uma ferramenta desenvolvida pelo Cepel para monitorar e avaliar equipamentos elétricos de uma subestação através da medição de sinais provenientes das Descargas Parciais, sem a necessidade de desligamento. A solução pode ser utilizada no monitoramento de Transformadores de Corrente, Transformadores de Potencial, Para-raios, Disjuntores, Transformadores de Potência, Reatores, entre outros.

Para as demonstrações, foram escolhidos equipamentos elétricos de alta tensão energizados de três instalações: as subestações Umbará, Bateias e Santa Quitéria – esta última, uma Subestação Isolada a Gás (GIS, na sigla em inglês). O pesquisador do Cepel Hélio Amorim, um dos primeiros doutores em Descargas Parciais do Brasil, comentou o resultado das análises dos sinais colhidos pelo IMA-Subestações: “Alguns resultados foram importantes tanto para o Cepel reafirmar, na prática, que é capaz de medir e diagnosticar equipamentos em operação, como para a Copel, que tem novas informações que podem direcioná-la para ações preventivas”.

Amorim afirmou ainda que este tipo de abordagem é inédito no país: “Alguém que se dispõe a ir a campo para demonstrar uma metodologia que o seu grupo de pesquisa desenvolveu, sem ser um mero reprodutor de técnicas importadas, muitas delas ineficientes e caras, é algo inovador e que nos deixa demasiadamente orgulhosos”. Segundo o pesquisador, trata-se de uma importante demonstração de avanço do país em sua autonomia tecnológica. “É um dos únicos caminhos para avançarmos como nação, e é a isso que o IMA-Subestações e outros produtos que desenvolvemos, se presta”, finaliza.

A Copel GeT foi representada por Marco Marin, Júlio Cezar Castioni e Aguinaldo de Melo. Pelo Cepel, os pesquisadores Hélio Amorim e Daniel Argôlo participaram da atividade.

Contribuições do Cepel no tema de Descargas Parciais

Descargas Parciais (DP) é um fenômeno que acomete sistemas de isolamento elétrico fragilizados, com defeitos parciais. Elas são sinônimos de anormalidade e podem evoluir para falhas catastróficas, envolvendo, inclusive, explosões, como aquelas conhecidas com “fire ball” (bola de fogo). “Medir DP em equipamentos elétricos em operação sempre foi um desafio técnico gigantesco para todo mundo, e que de certa forma congelava os avanços científicos nesta área. Acreditava-se que medir DP era coisa para ser feita somente em laboratório, com todas as condições controladas”, explica Hélio Amorim.

“No entanto, o avanço e o domínio de técnicas de processamento de sinais permitiram que muitas coisas pudessem ser criadas para auxiliar no diagnóstico. Além disso, e fundamentalmente, a coleta intensiva de dados no campo, no ambiente real de operação destes equipamentos, impulsionou o aprimoramento da solução técnica, junto com os inúmeros casos de sucesso comprovados ao longo destes quase 14 anos”, complementa.

Um exemplo desta evolução é que, hoje, há quatro pesquisadores doutores na área de DP no Cepel, o que “talvez seja a maior concentração de doutores da área de todo o Brasil”, afirma Amorim. O trabalho do Centro nessa temática inclui diversos artigos publicados e inúmeras intervenções provenientes das análises realizadas pelo Cepel. Além disso, a atuação em campo e os cursos sobre Descargas Parciais realizados ao longo dos anos pelo Cepel contribuem para a especialização de inúmeros profissionais, de diversas empresas do setor elétrico nacional, nessa área, tornando o país cada vez mais independente no monitoramento por descargas parciais.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo