Cepel participa de evento do MIT no Museu do Amanhã

Construir o “Vale do Silício da Energia e Sustentabilidade” no Rio de Janeiro: esse foi o mote do MIT Reap In Rio, realizado em 30 de janeiro, no Museu do Amanhã. O Cepel foi representado por dois pesquisadores no evento, que reuniu professores de empreendedorismo e inovação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), autoridades governamentais e representantes de empresas e startups atuantes na cidade do Rio.

O evento é parte do calendário do programa MIT Reap (Regional Entrepreneurship Acceleration Program), um programa de aceleração de startups do MIT, uma das principais instituições científicas do mundo. O Rio de Janeiro foi uma das oito regiões selecionadas, em 2020, para implantação da iniciativa, com a ideia de estruturar o primeiro ecossistema de inovação (iEcossistema) em energia e sustentabilidade do mundo. A partir do encontro do último dia 30, está prevista a criação de uma backbone organization com governança própria que vai propiciar o engajamento de mais empresas no projeto.

Um dos diferenciais do Rio para a seleção do MIT Reap foi a presença de grandes empresas e universidades, além de empreendedores e investidores, na cidade. São parceiros oficiais da iniciativa corporações como Eletrobras Furnas, Petrobras, Vibra e instituições acadêmicas como LabrInTOS e COPPE, pela UFRJ, UFF, UERJ, entre outros. Maior centro de pesquisas de energia elétrica da América Latina, o Cepel foi mais um atrativo para a escolha do Rio.

Atualmente, o Centro se integra ao programa como braço tecnológico das empresas Eletrobras, mas pretende aproximar-se institucionalmente nas próximas atividades, como explica o pesquisador do Departamento de Negócios e Inovação Márcio Giannini.

“Ainda está em construção [a aproximação]. Por enquanto, a gente se aproxima, se relaciona por meio da Eletrobras Furnas, mas a ideia é que a gente, neste ano de 2023, entre institucionalmente dentro do projeto. Porque esse é um momento de transformação do Rio de Janeiro e do Brasil nessa área, então mais natural [o Cepel] participar também disso, especialmente com sua expertise em transformação digital, transição energética e mudanças climáticas”, explica.

Segundo o pesquisador, a expertise do Cepel em áreas como energia eólica e solar, offshore, gestão de ativos, transição energética e sustentabilidade credencia o Centro a ser um dos grandes contribuidores do programa. “Temos uma produção técnica e científica única”, afirma.

Giannini esteve no MIT Reap In Rio junto ao pesquisador Wagner Duboc, também do Cepel. Antes do evento, ele já participava do programa por meio do treinamento EnergINN, realizado no ano passado numa parceria entre o MIT e os atores envolvidos no MIT Reap. Com duração de nove meses, a formação e pré-incubação de pesquisadores, universitários e profissionais teve como objetivo gerar inovações e empreendimentos que possam ser desenvolvidos no âmbito do programa de aceleração.

“Como resultado desse treinamento, além do contato com todo esse ecossistema, instruções e palestras, criamos uma startup com uma equipe com pessoal do Cepel e de fora, que se encontra em fase de elaboração conceitual”, conta Giannini. “A gente quer atuar na construção disso e a gente tem as melhores pessoas para auxiliar esse processo”, finaliza.

Sobre o MIT Reap

Inédito no país, o MIT Reap (Regional Entrepreneurship Acceleration Program) é uma iniciativa já realizada em 51 regiões do mundo. O Rio de Janeiro foi uma das oito regiões selecionadas nesta edição, iniciada em 2021. Com duração de dois anos, o objetivo é implantar, com apoio do MIT, uma estrutura que perdure após o fim da participação do instituto americano. Para isso, é definida uma estratégia em quatro fases: o diagnóstico das características do estado fluminense, elaboração das estratégias de ação, implementação das ações e, por fim, a sustentação das estratégias sem a presença formal do MIT.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo