EnglishPortuguese
ico-desce.png

Serviços Tecnológicos e Pesquisa Experimental no Laboratório de Eficiência Energética 

O Laboratório de Eficiência Energética (LabEE) atua na avaliação do desempenho energético, características elétricas, compatibilidade eletromagnética e segurança elétrica em diversos produtos, como lâmpadas, luminárias, condicionadores de ar, refrigeradores, máquinas de lavar, módulos fotovoltaicos, motores e transformadores.  

Conheça  a atuação do LabEE nas áreas de Iluminação, Refrigeração, Máquinas de Lavar, Compatibilidade Eletromagnética, Segurança Elétrica e Módulos Fotovoltaicos. 

 

Iluminação 

Com atuação desde 1984, a área de Iluminação do Cepel apoia órgãos do governo no esforço de conservação de energia e eficiência energética em componentes e sistemas de iluminação pública, residencial, comercial e industrial. É o braço técnico da parceria firmada pela Eletrobras, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Cepel para execução dos programas do selo Procel e da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), relacionados à iluminação, estando capacitado para realizar ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre/Inmetro,) em lâmpadas e luminárias em geral. Participa, também, da elaboração de padrões técnicos, coordenando a adoção de índices de desempenho e de métodos de ensaio. 

 

A atuação do LabEE em serviços tecnológicos e pesquisa experimental se caracteriza por: 

– Elaboração de projetos luminotécnicos para modernização dos sistemas de iluminação, avaliando a substituição dos equipamentos com baixa eficiência energética, por equipamentos modernos, com alta eficiência energética e menor consumo, além da necessidade de alterações de infraestrutura de pontos de iluminação para se atingir este fim. 

– Avaliação do desempenho dos produtos de iluminação em diferentes ambientes eletromagnéticos, como subestações, devido às incertezas relativas ao desempenho dos produtos nesses ambientes:  não só quanto às interferências eletromagnéticas do ambiente nestes produtos, mas também dos produtos em equipamentos eletroeletrônicos, principalmente nas salas de controle. 

– Gerenciamento remoto dos sistemas de iluminação em ambientes internos e externos.

Figura 1 – Infraestrutura laboratorial da área de iluminação. 

 

 

Refrigeração 

Implantada pelo Cepel em 1984, a área de Refrigeração é equipada para avaliar o desempenho de refrigeradores, congeladores e condicionadores de ar, atendendo ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A área tem participação expressiva no desenvolvimento tecnológico dos produtos de equipamentos e sistemas voltados à eficiência energética, destinados a melhorar o consumo de energia elétrica do cliente final. 

Dos ensaios realizados na área de Refrigeração do Cepel resultam as informações sobre eficiência energética constantes do Selo Procel e da Ence, afixados nos produtos submetidos ao Inmetro pelos fabricantes.

Figura 2 – Câmaras climáticas para ensaios de refrigeradores. 

O laboratório é acreditado pela CGCRE/Inmetro para a determinação da capacidade de refrigeração de condicionadores de ar, conforme norma ISO 5151, atendendo aos programas de eficiência energética do país no que se refere a estes tipos de equipamento. O laboratório é equipado com um calorímetro do tipo calibrado para ensaios de condicionadores de ar de até 60.000 Btu/h, e está sendo ampliado para atender à área de refrigeração comercial. Para tanto, serão construídos um novo calorímetro, com capacidade de 180.000 Btu/h, e uma câmara para ensaios de refrigeradores de uso comercial, por exemplo, expositores de produtos. 

 

Ensaios em Máquinas de Lavar (MAQLAV) 

A área MAQLAV está capacitada para realizar diversos ensaios e serviços tecnológicos em lavadoras de roupa, como avaliação do consumo de energia, determinação do consumo de água, determinação da eficiência de lavagem e avaliação da capacidade de extração de água.  

Implantada em 2001, é referência técnica da parceria firmada pela Eletrobras, Inmetro e Cepel para execução dos programas do selo Procel e da Ence em lavadoras de roupa. Está equipada para avaliar o desempenho de lavadoras de roupa automáticas e semiautomáticas, atendendo ao PBE e ao Procel. 

A equipe do laboratório participa da elaboração de regulamentos e normas técnicas para o setor, além da prestação de serviços e apoio à pesquisa. Também participa do desenvolvimento de metodologias para ensaios e mantém um programa de comparação interlaboratorial com instituições nacionais. 

 

Compatibilidade Eletromagnética 

Os ensaios de compatibilidade eletromagnética (emissão e imunidade) são realizados pelo laboratório desde 2017 e auditados pelo Cgcre/Inmetro. São aplicáveis a uma gama enorme de produtos e equipamentos do setor elétrico e servem de apoio à pesquisa na área da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. 

O laboratório possui equipamentos de alta precisão e com capacidade necessária para realização de ensaios de imunidade e emissão, conduzidas e radiadas. Atualmente, realiza ensaios de apoio ao PBE. 

Em 2020, ensaios de compatibilidade eletromagnética e de segurança elétrica foram realizados em protótipo de ventilador pulmonar de exceção para o tratamento da Covid-19, desenvolvido pela Coppe/UFRJ. Este é um trabalho de importância para a sociedade e que prossegue, com o objetivo de fabricação de ventiladores pulmonares de baixo custo para diversas aplicações, e não apenas para o tratamento da Covid-19. 

 

Segurança Elétrica 

Desde 2015, o laboratório conta com equipamentos de alta precisão e com capacidade necessária para a sua operação em ensaios de segurança elétrica. Tais ensaios são auditados pela Cgcre/Inmetro e estão em expansão para os ensaios de grau de proteção e impacto.  

Os ensaios de segurança elétrica são aplicáveis em uma gama enorme de produtos e equipamentos do setor elétrico. O laboratório oferece apoio técnico aos demais laboratórios do Cepel e à pesquisa na área da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, e está equipado para avaliar o desempenho de equipamentos da linha branca, atendendo ao PBE e ao Procel. Atualmente, realiza ensaios de apoio ao Programa Brasileiro de Etiquetagem -(PBE). 

 

Ensaios em Módulos Fotovoltaicos 

Esta área, em operação desde 2019, conta com um simulador de energia solar para ensaios em módulos fotovoltaicos, seguindo o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) do Inmetro. O laboratório está capacitado a ensaiar qualquer módulo fotovoltaico comercial existente no mercado, contemplando a maior área útil de ensaio existente no Brasil (3 m x 3 m de área iluminada), com a melhor classe de exatidão do mercado mundial (A+A+A+), assegurando alta confiabilidade aos resultados 

Além de executar ensaios para clientes internos e externos, a área dá apoio ao PBE. É considerada um laboratório de referência para o Inmetro e participa de projetos de P&D em ensaios nestes tipos de equipamento. 

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Skip to content