Em Fórum Latino-Americano de Smart Grid, diretor do Cepel destaca valor de institutos de ciência e tecnologia rumo às inovações do futuro

O diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, foi um dos convidados do Painel de Abertura do 130 Fórum Latino-Americano de Smart Grid, na manhã de ontem (29), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. Ao discorrer sobre o papel do conhecimento e da produção tecnológica em prol do bem-estar, da qualidade de vida e da segurança da Sociedade 5.0, para a qual o mundo caminha, Guerreiro ressaltou que urge estimular a definição de políticas de inovação e os investimentos em P&D. Bem como entender a importância de instituições de ciência e tecnologia, como o Cepel, na dinâmica de evolução tecnológica que se configura, acelerada pela pandemia, e na garantia de acesso às inovações.

“O avanço tecnológico se torna um importante aliado para resolver problemas e desafios como o envelhecimento da população com qualidade, a segurança das comunidades, incluindo a cyber segurança, a superação dos efeitos dos desastres naturais, a redução da desigualdade social e, por que não dizer, as limitações no uso e na disponibilidade da energia elétrica […] O desafio é colocar as pessoas efetivamente no centro desse processo e usar a tecnologia para o bem delas. Só assim conseguiremos tornar o mundo mais sustentável e mais diversificado”, considerou o diretor do Cepel.

De acordo com Guerreiro, a ideia é que tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas, já aplicadas em larga escala, sejam usadas para criar soluções que satisfaçam as necessidades humanas. Neste contexto, é clara a necessidade de se dispor de um sistema de energia com os atributos de disponibilidade e qualidade, no qual as smart grids desempenham papel fundamental.

“Cidades inteligentes, só possíveis com o desenvolvimento de smart grids, estão entre os principais elementos da Sociedade 5.0. Cidades inteligentes incorporam tecnologias e outras soluções de TI nos espaços públicos para melhorar a vida das pessoas. Num futuro não tão distante, será possível gerenciar os espaços públicos de forma automatizada, prevendo-se, por exemplo, vazamentos de água, aprimorando a mobilidade urbana, com a difusão de car sharing e outras inovações, e aumentando a segurança”, afirmou o diretor.

O Laboratório de Smart Grids do Cepel

Em aderência a este cenário de transformação com foco no futuro e na direção da Sociedade 5.0, não tão distante, Guerreiro assinalou que o Cepel inaugura, no próximo dia 03 de dezembro, seu Laboratório de Smart Grids. Instalado na Unidade Adrianópolis do Centro (Nova Iguaçu/RJ), onde se encontram os mais relevantes laboratórios de alta tensão e alta potência do país, a nova infraestrutura é voltada a pesquisas, ensaios e serviços tecnológicos na área de smart grids e qualidade do fornecimento de energia, sendo capaz de contribuir para a evolução tecnológica no uso e na geração de energia no segmento de distribuição, transmissão e comercialização.

“Trata-se do primeiro laboratório de smart grids da América Latina com capacidade e versatilidade para pesquisa e ensaios que envolvam potência e representação de componentes de um sistema real. É, sem dúvida, uma instalação aderente ao atual momento de transição energética, em que os sistemas distribuídos, de geração, armazenamento e gerenciamento do consumo de energia tendem a ganhar espaço”, destacou o diretor, acrescentando que a implantação do laboratório, cujo investimento foi da ordem de R$ 20 milhões, contou com recursos do Ministério de Minas Energia (Projeto META – Banco Mundial), da Petrobras (recursos de P&D), como associado do Cepel, e da Eletrobras.

Sob moderação do presidente do Fórum, Cyro Vicente Boccuzzi, o painel de abertura também contou com a participação do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, do diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Erik Rego; e do presidente do Conselho e superintendente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri.

Aberto pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o Fórum segue até hoje, 30 de novembro, com diversos painéis de interesse da comunidade técnico-científica e da sociedade em geral. O Cepel é um dos apoiadores do evento.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo