Cepel oferece treinamento sobre novas funcionalidades do SINAPE.Net para Furnas

Na última segunda-feira, 10 de janeiro, teve início o programa de capacitação para os colaboradores de Furnas, associada fundadora do Cepel, abordando as novas funcionalidades do SINAPE.Net. Trata-se de um sistema desenvolvido pelo Centro para auxílio à análise de perturbações em sistemas elétricos de potência, baseado na utilização de diversas informações, particularmente de oscilografias digitais. Além de Furnas, também utilizam o SINAPE.Net o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CGT Eletrosul, Eletronorte e outras empresas do sistema elétrico brasileiro, como Cemig, CTEEP e EVoltz.

Entre as melhorias aplicadas na versão mais recente do sistema, lançada em março de 2021, se destaca o coletor de oscilografias, que permite a coleta de arquivos de oscilografia diretamente de IEDs de proteção e de registradores de perturbação. Esta ferramenta ganhou diversos recursos para uso em empresas com grandes parques de dispositivos de oscilografia, contando com a possibilidade de formação de grupos de dispositivos, coleta programada ou sob demanda, interface melhorada para configuração e teste da configuração, utilização de protocolo IEC 61850, FTP, SSH, entre outros.

Já na interface do SINAPE.Net, foi disponibilizada uma nova versão do diagrama de rede, que permite visualizar a configuração unifilar do entorno da região envolvida na perturbação e correlacionar o evento a outros em estudo. Foi aprimorada a indicação da direção da corrente de falta e acrescida a alternativa de se estabelecer um período de tempo para correlação de outros eventos.

Com uma interface moderna e inovadora, as telas de análise gráfica do SINAPE.Net passaram a ser flutuantes, permitindo alteração do tamanho para melhor visualização. A informação sobre a falta, disponibilizada na lista sinóptica de eventos, permite agora customizar a visualização dos valores da duração do distúrbio e da corrente no último ciclo antes da abertura da linha de transmissão, para rápido acesso à informação.

Além disso, também foi otimizada a assertividade do algoritmo de localização de faltas por impedância em dois terminais, por meio de melhorias na modelagem da falta e da compensação de erros da medição do ângulo.

Quanto às novas funcionalidades, os usuários contam com a possibilidade de visualizar na forma de sinais no tempo os valores resultantes do cálculo da frequência, Rocof, fasores e componentes simétricos.  Na tela de localização de faltas (trata-se de um dashboard autoatualizado, com os resultados mais recentes, para uso em centros de controle), foi incluída a possibilidade de acessar diretamente o relatório detalhado da perturbação e também a tela de mapa, onde é feita a representação da linha de transmissão com o posicionamento da falta e de pontos de queimadas na vegetação.

Nesta atualização, os usuários do SINAPE.Net podem exportar a lista de registradores oscilográficos para uma planilha, facilitando a utilização do sistema como registro primário do cadastro destes dispositivos.

Sobre a expansão do uso do software, o pesquisador e gerente do projeto, Marco Antonio Macciola Rodrigues, comenta: “com o crescimento da base de clientes, estamos buscando soluções alternativas para esses treinamentos, como a utilização de serviço na nuvem e de uma base de dados genérica para poder fazer treinamentos para mais de uma empresa. Além disso, está no radar o desenvolvimento de treinamentos online usando ferramentas especializadas.”

Usuário e administrador da plataforma há mais de seis anos, o engenheiro elétrico de Furnas Renato Weingartner Pernas avalia: “A ferramenta é incrível. Além de organizar os registros de oscilografia dos mais de 280 Registradores Digitais de Perturbações de Furnas, também faz automaticamente uma pré-análise e a localização de faltas nas linhas de transmissão, agilizando a coleta de informações e as análises das perturbações que são realizadas pelos engenheiros de proteção”. Pernas considera um diferencial da plataforma a disponibilidade do suporte em tempo integral: “a equipe de desenvolvimento da ferramenta está disponível para qualquer dúvida e está sempre buscando melhorias e melhor desempenho.”

Está previsto para o dia 14 de fevereiro, um novo treinamento no SINAPE.Net, desta vez para a Cemig-D. A ação faz parte do projeto de implantação do sistema na empresa, em parceria com a Concert Technologies, empresa sediada em Belo Horizonte (MG).

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo