Em Webinar do Projeto INTEGRATIVOS, Cepel explica vantagens e limitações de diversas técnicas para realização de Ensaios Não Destrutivos no setor elétrico

O Cepel realizou, no dia 5 de janeiro de 2022, via plataforma MS Teams, o webinar intitulado Principais Técnicas de Ensaios Não Destrutivos Aplicadas no Setor Elétrico Nacional. O evento foi apresentado pelo pesquisador Wagner Ferreira Lima e contou com moderação da pesquisadora Heloisa Furtado. Também participaram o pesquisador Josélio Buarque e a técnica Roberta Santana, integrantes da equipe do novo Projeto Institucional INTEGRATIVOS.

Iniciando as exposições,  Wagner Lima introduziu as motivações para a realização de ensaios em equipamentos sob o ponto de vista mecânico e de materiais: mensurar as propriedades mecânicas dos materiais (Ensaios de idm crack Propriedades Mecânicas) e identificar pontos críticos que possam causar falhas (Ensaios Não Destrutivos). Na sequência, foram apresentados os conceitos que diferenciam as Descontinuidades de Defeitos em estruturas.

Durante a apresentação, Wagner destacou o objetivo do webinar: “Iremos apresentar as técnicas de Ensaios Não Destrutivos que são mais aplicadas na avaliação de integridade de componentes do setor elétrico nacional, destacando suas vantagens e limitações, sem a pretensão de formar profissionais qualificados em exercer as atividades que serão mencionadas neste evento.” As técnicas abordadas pelo pesquisador foram Inspeção Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom, Radiografia e Réplica Metalográfica.

Resumidamente, a Inspeção Visual é o primeiro recurso utilizado para avaliar estruturas, indicando mecanismos de falhas, auxiliando o controle de qualidade nos processos de fabricação, entre outros. Líquidos Penetrantes (LP) e Partículas Magnéticas (PM) são técnicas para identificar descontinuidades presentes na região da superfície de crack idm equipamentos, sendo que LP identifica somente trincas desobstruídas na superfície e as PM são aplicada somente em materiais ferromagnéticos. As técnicas de Ultrassom olux(US) e Radiografia (RX) são utilizadas quando há a necessidade de inspecionar o interior dos materiais, sendo que ambas as técnicas exigem um elevado grau de conhecimento pelos inspetores e, para a RX, medidas de segurança extremas, além de outros fatores importantes. A Réplica Metalográfica é uma técnica que possibilita analisar e registrar a microestrutura de materiais metálicos sem a necessidade de coletar amostras em uma estrutura, com elevada confiabilidade, mas também exige um alto grau de conhecimento e habilidade dos inspetores. Wagner Lima crack idm destacou que o Cepel possui um  importante papel na avaliação de integridade de componentes do setor elétrico, inspeções e perícias técnicas. A equipe de Metalurgia do Centro possui mais de 30 anos de experiência na área.

Ao final, o pesquisador mencionou que existem outras técnicas que também são utilizadas no setor elétrico, como a Termografia e a Emissão Acústica, mas que, por limitação do tempo, não seriam abordadas nesse evento.

Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo