EnglishPortuguese
ico-desce.png

Estudos de transitórios eletromagnéticos garantem a proteção de seus equipamentos em situações de estresse elétrico

Descargas atmosféricas, curtos-circuitos ou mesmo manobras de chaves seccionadoras e disjuntores podem gerar sobretensões transitórias que danificam equipamentos e afetam a operação de sistemas elétricos. A simulação e análise dos efeitos desses transitórios eletromagnéticos é indispensável para a segurança e durabilidade dos equipamentos e para a operação confiável do sistema.

O Cepel tem ampla experiência nessa área, incluindo estudos de coordenação de isolamento para sobretensões de manobra e atmosférica, sistemas de transmissão em UATCA e UATCC, tensão transitória de restabelecimento em disjuntores (TRV), transitórios de frente muito rápida (VFTO) em subestações aéreas e isoladas a gás (GIS), modelagem de equipamentos para estudos de alta frequência e interação com o sistema elétrico, sistemas com cabos isolados e análise de sistemas de proteção para descarga atmosférica (SPDA) e aterramentos.

Coordenação de isolamento de linhas de transmissão

Estudos de sistemas e equipamentos em UATCC

Modelagem de equipamentos para estudos de alta frequência e interação com o sistema elétrico

Estes estudos são realizados para subsidiar a especificação de equipamentos, para a coordenação de isolamento de subestações e do sistema elétrico associado e, também, para a análise de ocorrências e identificação de suas causas. Tudo isso contando com a expertise do Cepel em modelagem computacional de equipamentos e fenômenos elétricos fundamentada na grande experiência e ampla aplicação de técnicas laboratoriais e ensaios.

E-mail institucional 

dga@cepel.br 

 
Palavras-Chave 

Coordenação de isolamento, transitórios eletromagnéticos, modelagem, simulação, descargas atmosféricas, aterramento 

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content