EnglishPortuguese
ico-desce.png

Comitê de sustentabilidade

Acreditamos que ciência, pesquisa, desenvolvimento e inovação são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Assim, diversas ações, projetos de pesquisa e serviços tecnológicos realizados pelo Cepel contribuem, de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social, econômico-financeira e ambiental.

Seguindo a orientação estratégica e visando implementar o conjunto de ações para apoiar a gestão da sustentabilidade, o Comitê de Sustentabilidade do Cepel sugere, apoia e acompanha as questões referente ao tema no Centro. Este trabalho inclui:

– Prover informações e apoiar a elaboração do Relatório Anual de Sustentabilidade.

– Monitorar, por meio de indicadores específicos, a contribuição aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) priorizados pelo Centro.

– Identificar gaps e realizar ações de melhorias relacionadas à sustentabilidade.

– Apoiar ações de sensibilização do público interno sobre a importância da sustentabilidade empresarial.

– Desenvolver e implementar ferramentas de gestão da sustentabilidade, bem como acompanhar e avaliar resultados no Cepel, como por exemplo, no Sistema IGS (Sistema de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade Empresarial).

Desenvolvido pelo Cepel e utilizado por todas as empresas Eletrobras, o Sistema IGS é uma importante ferramenta estratégica de gestão, que monitora indicadores de sustentabilidade a partir da análise de variáveis das diversas áreas das empresas, garantindo a minimização dos impactos negativos e o desenvolvimento de uma conduta de identificação contínua de meios de prevenção e preservação.

As informações coletadas por meio do Sistema IGS são utilizadas para comunicar o desempenho nos Relatórios de Sustentabilidade e de Administração das empresas, e, ainda, para compor o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e os questionários voltados aos investidores, como os da B3, da Dow Jones, do CDP (Carbon Disclosure Project), além do acompanhamento da Agenda 2030, relacionada aos ODS da ONU.

O Sistema possibilita também a produção de relatórios de sustentabilidade inteiramente aderentes à metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), uma das mais renomadas e respeitadas organizações mundiais dedicadas a estimular e divulgar práticas ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance). Relatórios de sustentabilidade constituem uma prática ESG na medida em que divulgam ao público de relacionamento de uma empresa seu desempenho em temas econômicos, ambientais, sociais e de governança.

* Para mais detalhes sobre nossas práticas e projetos, clique aqui e acesse o nosso Relatório Anual.

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content