EnglishPortuguese
ico-desce.png
anaaafimm
666666

Figura 1 – Exemplos de resultados do ANAFIN

O sucesso do seu projeto passa por uma análise econômica de qualidade

A análise da viabilidade econômica de um projeto de geração ou transmissão de energia elétrica é baseada na estimativa dos seus fluxos de caixa futuros, normalmente realizada com base em previsões de diferentes parâmetros e cenários de realização para as variáveis de maior impacto.  Neste contexto, o programa computacional ANAFIN é desenhado para apoiar a decisão de investimento nesses projetos de geração e transmissão. Ele permite a realização de análises determinísticas e probabilísticas dos fluxos de caixa e dos principais indicadores de viabilidade econômica do projeto. 

O ANAFIN pode ser alimentado pelos resultados dos modelos NEWAVE e SUISHI, ambos pertencentes à cadeia de modelos energéticos desenvolvida pelo Cepel e que possuem uso oficial no setor. Análises de cenários, de sensibilidade e tornado dos principais parâmetros do projeto também fazem parte dos seus resultados.  

O ANAFIN é utilizado na avaliação de projetos de geração e transmissão de energia elétrica, localizados tanto no Brasil como no exterior. As usinas do PROINFA e a UHE Belo Monte são exemplos de utilização do ANAFIN. O desenvolvimento do programa conta com a colaboração de agentes de geração, em particular as empresas Eletrobras e instituições de ensino, unindo assim as expertises prática e acadêmica. A sua metodologia se encontra documentada em seus manuais e em diversas publicações nacionais e internacionais.

O programa está estruturado para avaliar projetos de geração eólica, solar fotovoltaica, hidrelétrica e termelétrica a partir de diferentes fontes; entretanto, o seu uso pode ser facilmente adaptado para outras tecnologias de geração. Para todas as tecnologias, incluindo projetos de transmissão, podem ser realizadas análises determinísticas, de sensibilidade e de risco. As regras comerciais e tributárias vigentes no setor elétrico brasileiro são consideradas nas suas análises. Todos os resultados gráficos e numéricos são exportados para o Excel pela sua interface.

E-mail institucional  

anafin@cepel.br  

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content