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Planejamento e Operação de Controle de Cheias

Segurança de barragens e proteção dos vales a jusante

O Sistema Interligado Nacional (SIN) utiliza seus reservatórios de forma conjuntural para controle de cheias, evitando riscos e prejuízos para o sistema elétrico e para a sociedade.  O sistema CHEIAS é voltado a estudos de prevenção de cheias (SPEC) e à operação de controle de cheias (família OPCHEN e modelo PAVES) em reservatórios, com o objetivo de proteger a estrutura da barragem contra galgamentos (quando o volume de água passa por cima da barragem), bem como os vales a jusante. O planejamento e controle de cheias é feito de forma otimizada, diminuindo os riscos de geração térmica e o déficit de suprimento nos sistemas interligados, e aplicando uma abordagem probabilística com base em diversos cenários de afluências às usinas hidrelétricas.

O sistema CHEIAS está inserido nos procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para o planejamento e operação do controle de cheias dos reservatórios do SIN. Anualmente, no período de estiagem, são utilizados os modelos de planejamento de controle; no período chuvoso, em caso de cheias, os modelos de operação de reservatórios são utilizados no nível semanal e diário.  Os programas são empregados por diversas empresas de geração de energia hidroelétrica, como Light, Cemig, Chesf e outras.

Figura 1. Volumes de espera associados a diferentes tempos de retornos (risco de cheias)

O sistema de controle de cheias compreende duas fases:

Planejamento: utiliza-se o sistema SPEC, composto pelos modelos DIANA, CAEV, VESPOT e DECA, onde podem se considerar informações climáticas no dimensionamento dos volumes de espera.

Operação: utilizam-se os modelos OPCHEN (otimização da operação de curto prazo) e OPCHEND (otimização da programação diária), além dos modelos OPCHENS (simulação da operação de curto prazo) e PAVES (acompanhamento da ocupação dos volumes de espera).

Integração com outros modelos

Os volumes de espera definidos na etapa do planejamento são utilizados pelos modelos NEWAVE, SUISHI, DECOMP e DESSEM. Em situação de cheias, os modelos OPCHEN e OPCHEND interagem com os modelos DECOMP e DESSEM, respectivamente.

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