EnglishPortuguese
ico-desce.png

ECOMERC PLDPro: o sistema do Cepel para prospecção de preços de energia

A melhor estratégia de comercialização de energia nasce da melhor prospecção de preço

O mercado de energia elétrica é caracterizado pela grande exposição ao risco decorrente da variabilidade do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças). O PLD influencia diretamente nos preços de energia para contratação de médio e longo prazo, além de ser o preço base para as liquidações de energia no Mercado de Curto Prazo. Uma boa prospecção de PLD é, portanto, a atividade mais importante na área de comercialização de energia das empresas.

Nesse contexto, o Cepel desenvolveu o ECOMERC, um sistema de apoio à decisão para a solução de problemas relacionados à comercialização de energia elétrica. O Sistema ECOMERC tem como base o PLDPro, um programa de prospecção de PLD e de outras variáveis da operação hidrotérmica necessárias à solução de diversos problemas na área de comercialização. O PLDPro integra os modelos envolvidos na formação do preço (PLD) – NEWAVE, DECOMP, GEVAZP e DESSEM, automatizando todo o processo envolvido no seu cálculo. Possibilita realizar estudos prospectivos de forma prática, rápida e confiável, disponibilizando os resultados em um formato de fácil tratamento e análise. Permite ainda a elaboração de diversos cenários hidrológicos, de carga, ou de outras variáveis, proporcionando uma visão abrangente da variação do PLD.

Figura 1 – Interface web do Sistema ECOMERC PLDPro

O PLDPro é utilizado, desde outubro de 2019, para a definição do Preço de Referência pelo Comitê de Comercialização de Energia Elétrica da Eletrobras (CCSE).  Os Preços de Referência balizam todas as operações de compra e venda de energia realizadas pelas empresas Eletrobras, independente do volume.

Interface web e diversas funcionalidades

O PLDPro foi desenvolvido em ambiente Linux e conta com uma interface web acessível via navegador. O programa apresenta diversas funcionalidades para auxiliar o usuário nos estudos:

  • aplicativo “MontaCaso”, que monta a estrutura de diretórios necessária à execução do programa;
  • modo de processamento remoto dos modelos;
  • modo consistência de dados, onde os dados de entrada são previamente verificados;
  • envio de e-mails com notificação de erros;
  • possibilidade de alterar dados no meio do horizonte do estudo;
  • cálculo e geração de séries de PLD, GSF e de planilhas com os resultados consolidados.

E-mail institucional

ecomerc@cepel.br

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content