EnglishPortuguese
ico-desce.png

Sistema PREVIVAZ: previsão de vazões diárias, semanais e mensais

Representação de usinas termelétricas e hidrelétricas

Etapa fundamental do planejamento e programação da operação de sistemas hidrotérmicos

A previsão de vazões é uma atividade de grande importância no planejamento da operação de um sistema hidrotérmico, o que ganha especial relevância no Brasil devido à expressiva participação da geração hidráulica na matriz energética nacional. O sistema PREVIVAZ é composto por três programas computacionais e tem por objetivo fornecer previsões de vazões diárias (PREVIVAZH), semanais (PREVIVAZ) e mensais (PREVIVAZM) dos afluentes às usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN), subsidiando as atividades de planejamento e programação da operação energética de curto prazo.

O programa PREVIVAZH fornece previsões diárias que podem ser utilizadas como entrada para o programa de otimização energética DESSEM. As previsões de vazões semanais são também utilizadas como dados de entrada (tendência hidrológica) para o programa de geração de cenários de afluências mensais GEVAZP, além de alimentar o programa de otimização energética de curto prazo DECOMP. Utilizados em conjunto com o programa PLDpro, o PREVIVAZ e o PREVIVAZM permitem a realização de estudos de comercialização de energia.

Figura 1 – Exemplo de aplicação do programa PREVIVAZH para previsão de vazões diárias considerando a informação de chuva prevista (UHE Furnas)

O programa PREVIVAZH pode ser utilizado em diferentes estudos baseados nos dados oficiais da programação da operação energética horária e em atividades relacionadas à comercialização de energia. Os cenários de previsões diárias gerados pelo programa permitem análises de sensibilidade e de risco de inúmeros resultados de interesse, tais como as gerações das usinas eólicas, hidroelétricas e termoelétricas, e o PLD horário. 

O programa PREVIVAZ é utilizado oficialmente pelo ONS na programação da operação energética de curto prazo e pela CCEE em atividades relacionadas à comercialização de energia. As vazões da 1ª semana também têm sido utilizadas para alimentar a formação do preço horário com o modelo DESSEM. No uso integrado com o PLDpro, permite a realização de estudos de comercialização de energia de diferentes naturezas, como a prospecção de preços vários meses à frente e análises de sensibilidade do PLD a partir de um conjunto de previsões determinísticas. 

O programa PREVIVAZM pode ser utilizado em estudos de avaliação de condições operativas de médio prazo, baseados em decks oficiais e em rodadas do programa DECOMP, sendo possível, ainda, seu uso integrado ao PLDpro para estudos de prospecção de preços.

Os resultados dos programas PREVIVAZH e PREVIVAZ podem ser acessados no pyencad, sistema inteiramente desenvolvido em python, que permite a manipulação de dados de entrada e análise de resultados em um ambiente transparente e flexível, que pode ser customizado de acordo com as demandas específicas do usuário. Todos os resultados do programa PREVIVAZM podem ser acessados em sua interface gráfica no ENCAD e, futuramente, também será possível acessá-los no pyencad.

Clique aqui para mais informações sobre o pyencad. 

Email institucional  

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content