No Planejamento da Expansão da Geração, uma das fases iniciais e mais estratégicas envolve a realização de Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas. É neste momento que as alternativas de divisão das quedas da bacia são examinadas visando selecionar a configuração mais apropriada para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos.
O sistema SINV tem como objetivo auxiliar a elaboração desses estudos. O SINV permite realizar, de forma descomplicada, estudos econômico-energéticos, socioambientais e comparação das alternativas de divisão de quedas da bacia para seleção da melhor alternativa, levando em consideração o cenário de usos múltiplos da água. O sistema segue as metodologias e critérios descritos no Manual de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas (MME, 2007). O SINV foi desenvolvido de modo a permitir sua aplicação em qualquer bacia hidrográfica do Brasil ou do mundo.
Figura 1 – Etapas de implantação de uma usina hidrelétrica
Figura 2 – Manual de Inventário Hidroelétrico e interface do SINV
O sistema SINV é a ferramenta de uso oficial para a execução destes estudos no Brasil, para sua posterior aprovação pela Aneel. O sistema já foi utilizado em inventários binacionais entre o Brasil e países vizinhos, como a Argentina e a Bolívia. O SINV permite:
E-mail institucional
Palavras-Chave
Sistema SINV, Inventário Hidrelétrico, hidroeletricidade, Planejamento de longo prazo, Cadeia de Modelos Energéticos do Cepel, Planejamento da Expansão da Geração, Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas