EnglishPortuguese
ico-desce.png

Políticas energéticas requerem análise integrada do sistema energético 

 

Os formuladores de políticas energéticas necessitam dispor de ferramentas de apoio, como o modelo MATRIZ, que é voltado à avaliação de estratégias de expansão para o setor energéticosoluções  considerando aspectos técnico-econômicos e socioambientais. 

De forma geral, o modelo MATRIZ é uma aplicação de programação linear para a análise bottom-up da expansão de sistemas energéticos integrados com demandas energéticas exógenas. Sua função objetivo é a minimização dos custos de investimentos em equipamentos (tecnologias) que compõem um sistema energético, bem como seus custos de operação.   

O programa MATRIZ foi desenvolvido para aplicação em estudos de planejamento energético de longo prazo, como planos nacionais ou estaduais de energia e planos corporativos. Tem sido utilizado por algumas instituições, para estudos e projetos envolvendo cenários de expansão energética e emissões associadas. Uma modelagem real do sistema energético brasileiro foi elaborada, com o apoio de técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), para a validação do programa. 

O programa MATRIZ permite definir a expansão e /ou reforços das tecnologias que compõem o sistema energético brasileiro, de forma integrada, desde as reservas ou importações até a demanda de energia útil e /ou exportações. Sua interface gráfica possibilita a exportação de resultados para planilhas Excel. 

Dos resultados das simulações do MATRIZ podem ser determinadas diretrizes ao modelo MELP, também desenvolvido pelo Cepel.  Voltado ao planejamento da expansão de geração elétrica e de gás natural, o MELP  pode definir um cronograma de expansão, considerando incertezas e projetos de investimentos de forma individualizada.

E-mail institucional  

matriz@cepel.br 

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria
Skip to content