Programa computacional mais utilizado no Brasil para análise de Sistemas Elétricos de Potência em regime dinâmico, o Anatem, desenvolvido pelo Cepel, teve seu desempenho ainda mais otimizado. A nova versão do software, lançada este mês, traz 27 novos recursos e 16 aperfeiçoamentos. Boa notícia para seus usuários, especialmente para aqueles que utilizam a base de dados dinâmicos para estudos relativos ao Sistema Interligado Nacional (SIN), disponibilizada em formato Anatem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Uma das principais novas funcionalidades da versão 12.0 do Anatem é o algoritmo paralelizado para a solução de modelos. O pesquisador do Cepel Nicolas Abreu Rocha Leite Netto integra a equipe desenvolvedora do programa, comandada pelo pesquisador Fabrício Lucas Lírio, e comenta a respeito: “Conforme o sistema elétrico foi se expandindo, os modelos usados também foram ficando maiores e mais complexos, tornando o processo de simulação cada vez mais demorado. Os novos recursos do Anatem, dentre eles a paralelização dos modelos, permite aos usuários simular seus casos muito mais rapidamente”.
Nicolas exemplifica. “Em uma simulação de referência, um caso que levava 19min25s para ser solucionado, agora leva 2min49s, para uma mesma máquina. Esse é um caso extremo, mas é esperado que, em geral, as simulações fiquem de 2 a 3 vezes mais rápidas, a depender da máquina do usuário”.
A linguagem CDU do Anatem, utilizada para por agentes, ONS e EPE para modelagem de equipamentos e controladores, também ganhou novos recursos. Blocos foram criados, permitindo uma modelagem mais facilitada e conferindo maior qualidade aos modelos a serem desenvolvidos.

A versão 12.0 do Anatem traz ainda um novo módulo de análise de interação dinâmica entre usinas eólicas e fotovoltaicas. “O módulo vai permitir que o ONS e a EPE antecipem problemas decorrentes da interação entre esssas fontes, identificando possíveis pontos para reforços na rede de transmissão”, explica a pesquisadora Ligia Rolim da Silva.
Manual web
Outra novidade da nova versão é o manual web do programa. Clique aqui para acessá-lo. Nele, o usuário encontrará mais facilmente informações pertinentes aos equipamentos a serem estudados. Como se trata de uma página da internet, o manual pode ser acessado por qualquer computador ou dispositivo de celular, aumentando o alcance da informação do programa. “O novo manual conta com cerca de 800 páginas na sua versão em PDF, contra 400 páginas da versão anterior 11.10. Acreditamos fortemente que proporcionará maior domínio sobre o programa, aumentando a qualidade dos estudos produzidos”, ressalta Fabrício Lucas Lírio, gerente do projeto Anatem.
