Cepel realiza treinamento para ensaios de Eficiência Energética em condicionadores de ar segundo nova Portaria do Inmetro

O Cepel realizou, na semana de 22 a 26 de novembro, treinamento prático para implementação da Portaria n° 269/2021, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Brasil.  A nova Portaria visa aperfeiçoar os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Condicionadores de Ar, estabelecendo o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), a reclassificação das categorias de eficiência energética e determinando outras providências para a disponibilização destes produtos no mercado nacional. A partir de 31 de dezembro de 2022, somente os condicionadores de ar em conformidade com as disposições da Portaria poderão ser comercializados no mercado brasileiro.

Voltado a representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Eletrobras/Procel, Inmetro e do Cepel, o treinamento integra o Acordo de Cooperação entre Japão e Brasil em Conservação de Energia, estabelecido entre o MME e o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), em dezembro de 2019, e do qual bigbluebutton o Cepel participa por meio de apoio tecnológico. O Acordo visa promover a eficiência e a conservação de energia no Brasil por meio da eficiência energética de aparelhos elétricos – em especial, condicionadores de ar e geladeiras – e a eficiência energética na indústria de uso intensivo de energia.   A iniciativa foi estabelecida com base nos resultados do projeto anterior de cooperação Japão – Brasil, implementado entre 2015 e 2017.  

“O treinamento oferecido por meio da cooperação entre o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão e o Ministério de Minas e Energia vai proporcionar a capacitação laboratorial para integração dos requisitos de teste da norma ISO 16358-1 de avaliação de desempenho de aparelhos de ar-condicionado. O Cepel é fundamental para o sucesso da iniciativa, fazendo uso do equipamento doado pela Daikin e preparando seu corpo download técnico no apoio à evolução da eficiência energética dos equipamentos consumidores de energia produzidos no país, considera Alexandra Maciel, analista de Infraestrutura da Coordenação Geral de Eficiência Energética do MME.

O Cepel atua no projeto, prestando apoio técnico-científico e disponibilizando a infraestrutura de seu Laboratório de Eficiência Energética para realização de ensaios em condicionadores de ar.  No treinamento, foi apresentada toda a parte prática para aplicação da norma ISO 16358-1, base normativa da Portaria n° 269/2021, desde a montagem do equipamento sob ensaio, até o processo de medição do desempenho do equipamento e avaliação dos resultados. 

“Essa fase do projeto é relevante para uniformizar a metodologia de ensaios nacionais às práticas internacionais, o que irá propiciar a melhoria da qualidade e do desempenho dos produtos no mercado brasileiro, além de contribuir para ulen o aprimoramento dos regulamentos brasileiros de condicionadores de ar e dos critérios de eficiência energética baseados mydtc em padrões internacionais”, explica a pesquisadora Alessandra Souza, responsável pelo Laboratório de Eficiência Energética do Cepel.

O treinamento foi conduzido pelo pesquisador do Centro Paulo dos Santos, utilizando  material didático enviado pela ECCJ/JATL (The Energy Conservation Center/Japan Air Conditioning And Refrigeration Testing Laboratory), do Japão. O pesquisador destaca que o treinamento foi muito produtivo, principalmente na parte de instalação das amostras, com procedimentos detalhados e silad rigorosos que visam evitar erros de montagem, que poderiam prejudicar os resultados de ensaio. Quanto à metodologia de ensaio, essa já era conhecida e se baseia na ISO 5151:2017, complementada pela metodologia de ensaios sazonais, ISO 16358-1.

Laboratório de Eficiência Energética do Cepel

Com equipamentos de última geração e equipe multidisciplinar, o Laboratório realiza ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, e que apoiam os principais programas de eficiência energética do país, como Selo Procel e Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE Inmetro. Clique aqui.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo