Para marcar a reativação da infraestrutura de desenvolvimento de pesquisas em Descargas Parciais, o Cepel realizou um curso teórico e prático envolvendo conceitos sobre o fenômeno. A primeira turma a participar do treinamento foi formada por profissionais da UHE Tucuruí, da Eletronorte, presentes entre os dias 11 e 13 de abril. Esta infraestrutura tem como objetivo realizar ensaios emulando ambientes reais, tais como os de subestações e usinas de geração de energia elétrica.
A instalação foi realocada em decorrência de reposicionamento de instalações do Centro Após três meses do processo de mudança, envolvendo as equipes internas do Centro, foi possível energizar novamente a fonte de alta tensão. O trabalho contou com o apoio civil, logístico e principalmente elétrico, e foi finalizado no início de abril.
A partir desta reativação, abre-se a possibilidade de retomada de cursos desta natureza. Outras empresas já mostraram interesse em enviar profissionais para novos cursos, que serão oferecidos no segundo semestre de 2022, seguindo duas vertentes: aberta para o público geral e sob demanda de empresas.
Projeto IMA-DP
A infraestrutura de desenvolvimento de pesquisas em Descargas Parciais tem entre suas atividades o projeto IMA-DP, premiado internacionalmente e com reconhecimento difundido pelo mercado mundial. Em seu âmbito, diversos experimentos e simulações são realizados em caráter experimental.
O líder do projeto e pesquisador do DGA Hélio Amorim considera que “a importância desta infraestrutura é gigante, visto que nos dá autonomia para visualizar problemas e situações que podem ser encontrados em campo, o que nos permite antever os conflitos e desenvolver metodologias para a solução”. Ele considera que o conjunto projeto e infraestrutura foram motivos para se alcançar a excelência em um assunto tão delicado, como a medição e diagnóstico de equipamentos elétricos por meio das descargas parciais.
Com capacidade de gerar até 100.000 Volts, o arranjo permite avaliar experimentalmente equipamentos elétricos com segurança, desde que dentro do limite de tensão, abrangendo a aplicação de múltiplos equipamentos.

Equipe de apoio do Cepel – Hélio Amorim, Elenílson Oliveira, Daniel Argolo, Erick Rodrigues, Marcelo Prestes, Fabiano Cabral e Paulo Roberto

Equipe participante do Curso: Hélio Amorim, Caio Cunha, Rogério Azevedo, Thiago Baptista, César Augusto, Frederico Doemer e Daniel Argolo