Diretores do Cepel prestigiam celebração de 60 anos do IEN

Na última sexta-feira, 6, os diretores Geral e de Gestão Corporativa, Amilcar Guerreiro e Consuelo Garcia, participaram da solenidade que marcou o aniversário de 60 anos do Instituto de Engenharia Nuclear. A cerimônia foi realizada no auditório do IEN, em sua sede, na Ilha do Fundão, e contou com a presença de diversas autoridades dos setores nuclear e de ciência e tecnologia do país.

Os diretores do Centro foram recebidos no evento pelo diretor do IEN, Fabio Staude. Ao citar as parcerias do Instituto em seu discurso inicial, ele destacou a presença do diretor-geral do Cepel e apontou a afinidade das duas instituições no trabalho junto ao segmento acadêmico na Ilha do Fundão.

Staude compôs a mesa do evento junto ao presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Coelho de Almeida. Foi das mãos dos três que diversas personalidades e instituições receberam o Prêmio Luiz Aghina, em reconhecimento a sua importância e contribuição para o setor nuclear. Foram 10 homenageados em quatro categorias: Honra ao Mérito, Pesquisador Emérito do IEN, Menção Especial de Agradecimento (Profissional) e Menção Especial de Agradecimento (Institucional).

Além da entrega do prêmio — nomeado em homenagem a um antigo diretor do IEN, entusiasta do uso de tecnologia nuclear para geração de energia elétrica —, foram feitas apresentações de atividades e projetos do Instituto, como a Casa da Ciência Nuclear e o Programa de Capacitação Técnico-Científica nas Áreas Nuclear, Radiológicas e Correlatas (PCTC/IEN). Destaque para o projeto de desenvolvimento de uma nova carga de combustível para o reator Argonauta, o primeiro e principal reator de pesquisa na área nuclear do país, abrigado e operado pelo IEN.

Os diretores do Cepel Amilcar Guerreiro e Consuelo Garcia (ao centro) entre as autoridades presentes na solenidade de 60 anos do IEN.

Sobre o IEN/CNEM

O IEN é uma autarquia federal ligada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), unidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia E Inovações (MCTI). Foi criado em 1962, a partir de um convênio firmado entre a Universidade do Brasil (atual UFRJ) e a CNEN, para abrigar o Reator Argonauta: terceiro reator a ser instalado no país, tendo sido considerado um marco da engenharia nuclear brasileira, visto que foi inteiramente construído por engenheiros e técnicos da CNEN e das empresas nacionais CBV Mecânica e Microlab.

Conecte sua empresa à inovação do Cepel

Pesquisa e tecnologia que impulsionam o futuro da energia.

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Notícias
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual