Nos períodos entre os dias 26 e 29 de abril de 2022, o Cepel sediou o curso sobre ANAREDE ministrado pelos pesquisadores Paula Oliveira La Gatta, e Renan Pinto Fernandes. Na ocasião 42 inscritos participaram das aulas que ensinou a utilizar esse software que é central para os estudos elétricos do sistema.
O ANAREDE é o software desenvolvido pelo Cepel que abrange um conjunto de funções de análise de sistemas elétricos de potência em regime permanente que inclui fluxo de potência, análise de contingências, análise de sensibilidade de tensão e fluxo, entre outras.
O programa foi desenvolvido e pensado com o objetivo de atender o sistema elétrico brasileiro, e por essa razão possui modelos e implementações que refletem o Sistema Interligado Nacional. A instrutora do curso, pesquisadora Paula Oliveira La Gatta, ressalta a importância do ANAREDE, bem como a aplicabilidade real do software no dia a dia dos estudos sobre sistemas elétricos:
“O curso do ANAREDE é uma excelente oportunidade para os profissionais do setor aprenderem a utilizar uma ferramenta que é central nos estudos elétricos do sistema. Com uma duração de 4 dias, o curso aborda aspectos teóricos do problema de Fluxo de Potência, bem como a aplicação prática em sistemas reduzidos e em casos do Sistema Interligado Nacional. Além disso, no curso são ensinadas técnicas para automatização de simulações e análises, importantes para o dia a dia do analista de sistemas de potência”.
Esse software é utilizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além dos agentes de geração, transmissão e distribuição como Chesf, Eletrobrás, Enel, Furnas, entre outros, além de universidades, produtores independentes, empresas de consultoria, e consumidores industriais.
Aluno do curso sobre ANAREDE, e bolsista do Cepel, David Alexander afirmou que a experiência nas aulas foi muito enriquecedora para sua carreira:
“Meu objetivo no curso era principalmente aprender como fazer análises e unir os mundos teórico, dos livros, e da simulação prática. Dessa forma, o conteúdo técnico apresentado, sempre seguido de exemplos práticos no ANAREDE, foi muito importante para meu aprendizado, pois consegui compreender, assim o encaixe da teoria com a modelagem e como utilizar os comandos do software para minhas análises”.
Fique ligado
No calendário de cursos do Cepel, a próxima turma será formada em outubro, e as aulas irão ocorrer durante os dias de 18 a 21. No total o curso tem 28 horas de duração, e para se inscrever é necessário ter noções básicas sobre análise de redes elétricas. Para mais informações, acesse: https://172.18.3.8/treinamento-anarede-turma-2/