Pesquisadores do Cepel apresentam novas tecnologias no II SINTRE

Nos dias 15 e 16 de setembro, aconteceu em Brasília o II Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica – II SINTRE. Pesquisadores do Cepel ministraram palestras sobre tecnologias de armazenamento e gestão de ativos no evento, que teve como tema “Inovação, Regulação e Qualidade da Prestação do Serviço Público” e reuniu especialistas internacionais e centenas de profissionais do segmento de transmissão de todo o país.

Com um intervalo de três anos, devido à pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE e o Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil voltaram a promover o evento. O Centro, um dos apoiadores desta segunda edição, esteve representado no encontro por seu diretor de Tecnologia, Maurício Lisboa, e pelos palestrantes André Tomaz de Carvalho, Ary Vaz Pinto Júnior e Fabrício Lucas Lírio. Também participaram do seminário Cristiano Santos Carvalho, Frederico Tassi e Gabriela Rêma.

A mesa de abertura do II SINTRE contou com representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Empresa de Pesquisa Energética. Todos destacaram o crescimento do segmento de transmissão nacional, que atingiu a marca de 160 mil km em linhas que interligam todo o país, e a importância da incorporação de novas tecnologias, como aquelas relativas a fontes renováveis, em franco crescimento, em especial a eólica e a fotovoltaica.

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, ressaltou, por exemplo, que hoje a Agência tem em mãos mais de 4 mil pedidos de acesso à rede. “Normalmente, nós tínhamos, ao longo de um ano, 300, 200 acessos”, afirmou Feitosa. Já Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS, destacou a expansão da rede de transmissão, segundo ele, hoje suficiente para dar quatro voltas em torno da Terra: “e nós estamos caminhando para dar a quinta volta, acredito que nos próximos cinco anos”. Ricardo Marques Alves Pereira, secretário de Energia Elétrica do MME, e Erick Eduardo Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, também discursaram. As organizadoras foram representadas por Iony Patriota, diretor técnico do CIGRE-brasil, e Marco Antônio Resende Faria, presidente do Conselho Diretor da ABRATE.

Participação do Cepel

Além de apoiar a realização do II SINTRE, o Cepel também teve destacada participação técnica em dois painéis. No primeiro dia do evento, Ary Vaz Pinto Júnior e Fabrício Lucas Lírio integraram o painel “Novas Tecnologias: Armazenamento de Energia Elétrica”. Ary falou sobre as pesquisas realizadas pelo Cepel sobre tecnologias de armazenamento, com destaque para aquelas que se aplicam às fontes renováveis. Já Fabrício apresentou os modelos para gerenciamento do armazenamento desenvolvidos pelo Centro.

No segundo dia de seminário, o chefe do Departamento de Tecnologia em Gestão de Ativos, André Tomaz de Carvalho, abriu o painel “Gestão de Ativos: processo e Tecnologias Aplicadas” com a palestra “Transformação digital para gestão de ativos críticos”, abordando temas como a aplicação de IoT – sigla em inglês para o conceito de Internet das Coisas – e IA (Inteligência Artificial)ao setor de energia.

O trabalho do Cepel também foi mencionado por outros palestrantes, como Francisco Arteiro e Gabriela Desirê. Em sua contribuição ao painel “Expansão da Transmissão: Nova tecnologia, critérios e impacto para enfrentar desafios da energia renovável”, o diretor de Operação e Manutenção de Furnas ressaltou a importância das soluções tecnológicas do Centro em HVDC, como o programa AnaHVDC. Já a diretora de Operação da ISA CTEEP, empresa associada do Cepel, mencionou a parceria entre as instituições para o desenvolvimento e implantação de IA em salas de controle em sua apresentação no painel “Operação do Sistema Elétrico com nova Matriz Energética”.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo