Na última semana, o Cepel recebeu a visita de uma comitiva japonesa composta pela embaixadora do Japão no Paraguai Yoshie Nakatani e pelos cônsules do Japão no Brasil, Ken Hashiba e Hikaru Nakajima. Os diplomatas estiveram em viagem ao Rio de Janeiro nos dias 13 e 14, e manifestaram interesse em conhecer as instalações do Centro.
O grupo foi recebido pelo diretor de Laboratórios e Serviços Tecnológicos, Orsino Borges, e pela diretora de Gestão Corporativa, Consuelo Garcia. Eles apresentaram as atividades e produtos do Cepel e falaram ainda sobre a participação do Centro na parceria entre Brasil e Japão no tema de Conservação de Energia – o Cepel atua como braço técnico do Ministério de Minas Energia brasileiro, em colaboração com o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão e o Centro de Conversação de Enegia do Japão. Em seguida, o grupo assistiu a uma apresentação no Laboratório de Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas do Cepel.
Em contato posterior ao encontro, a embaixadora Yoshie Nakatani agradeceu a recepção e afirmou esperar um desenvolvimento ainda maior da cooperação entre as instituições dos dois países.
Antes da visita ao Cepel, a agenda da delegação incluiu uma reunião com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.
Cooperação Brasil-Japão em Conservação de Energia
O Acordo de Cooperação entre Japão e Brasil em Conservação de Energia tem por objetivo promover Eficiência Energética e Conservação (EE&C) na indústria de energia e eletrodomésticos. Para isso, estão sendo capacitadas lideranças, para elaboração de políticas de conservação, e equipes técnicas, para aprimoramento de padrões e etiquetagem de aparelhos elétricos.
Divido em três etapas, o projeto tem agendada para dezembro deste ano uma série de treinamentos presenciais a serem realizados no Brasil. Anteriormente, foram realizados treinamentos para ensaios realizados em laboratórios do Cepel. Por fim, está previsto um workshop no Japão para conclusão do programa.