Comitiva japonesa visita Cepel em nova etapa do Programa de Cooperação Japão-Brasil em Eficiência Energética

De 12 a 16 de dezembro, o Cepel recebeu a visita de uma comitiva japonesa em um encontro de duplo propósito: as realizações de atividades técnicas na área de Eficiência Energética do Centro e de uma reunião institucional, no dia 15, entre diretores do Cepel e representantes do Consulado do Japão no Rio de Janeiro.

Na reunião do dia 15, o cônsul-geral, Ken Hashiba, a cônsul econômica Sachi Nakano e o assessor econômico Bruno Epiro Gruenbaum foram recebidos pelo diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e pelo diretor de Laboratórios e Serviços Tecnológicos, Orsino Borges. Os visitantes assistiram a uma apresentação do projeto Casa NZEB e conheceram as áreas de Sistemas Fotovoltaicos (LabSol) e de Refrigeração do Laboratório de Eficiência Energética do Cepel (LabEE).

A visita mais recente dos representantes do consulado teve origem num encontro anterior, realizado em outubro, com a presença da embaixadora do Japão no Paraguai, quando a atuação do Cepel no tema Eficiência Energética foi tratada. A intenção dos cônsules foi também de se encontrarem com a equipe técnica japonesa envolvida nas atividades de um Programa definido no Acordo de Cooperação Técnica em Conservação de Energia entre Japão e Brasil, estabelecido entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil – MME e o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão – METI. O Cepel participa deste Programa a convite do MME. Além da equipe japonesa, um grupo de pesquisadores representantes do Inmetro e do Labelo/PUCRS (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios) esteve reunido durante aquela semana para as atividades realizadas no Cepel.

O Programa visa a promover a eficiência energética de equipamentos elétricos industriais e de uso doméstico, como condicionadores de ar e geladeiras. Neste conjunto de atividades, representantes do The Energy Conservation Center – Japan (ECCJ) e do Air Conditioning and Refrigeration Testing Laboratory (JATL) trabalharam com pesquisadores do Centro e do Inmetro e Labelo/PUCRS na realização de ensaios de desempenho de eficiência energética na área de Refrigeração do LabEE, na Unidade Fundão do Cepel. Esta foi a terceira etapa, depois de duas etapas de treinamentos. A próxima atividade prevista no Programa é um workshop a ser realizado no Japão, que terá também participação de técnicos brasileiros.

A equipe técnica japonesa presente nos trabalhos foi composta por Kazuhiko Yoshida, do The Energy Conservation Center Japan (ECCJ), Koji Mori e Masaru Honda, ambos do Japan Air Conditioning and Refrigeration Testing Laboratory (JATL). Pelo Inmetro, participaram Felipe Monteiro e Hércules Antônio Souza; Leandro Weschenfelder e Rodrigo Silveira representaram o Labelo/PUCRS.

Na sexta-feira, 16, último dia das atividades técnicas do Programa, os participantes conheceram a Unidade Adrianópolis do Cepel, onde puderam ver de perto as novas instalações do primeiro laboratório no Brasil para ensaios de eficiência energética em equipamentos para refrigeração comercial e industrial, resultantes de Convênio Eletrobras/Procel e Cepel, bem como as instalações dos laboratórios de Alta Tensão e Ultra-Alta Tensão.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo