Cepel realiza visita técnica a instalações da Bracell Celulose para alinhar futuros negócios

Na última semana, o Cepel realizou uma visita técnica às instalações da Bracell Celulose em Lençóis Paulistas-SP. A unidade, inaugurada em 2021, realiza uma produção de celulose muito importante para o abastecimento nacional. O principal objetivo da visita foi avaliar como o Centro pode atender necessidades do sistema elétrico da planta, que envolve geração, transmissão e distribuição de energia.

Segundo o pesquisador do Cepel e doutor em Descargas Parciais Hélio Amorim, a área de gestão de ativos é a primeira oportunidade de negócios entre as instituições, especificamente no monitoramento de equipamentos elétricos de alta tensão. A planta da Bracell é autossustentada: produz sua própria energia por meio de um processo industrial (licor preto) com três grandes turbogeradores de aproximadamente 150MW cada um. A Bracell ainda comercializa o excedente da produção de energia ao mercado brasileiro.

“Fiquei absolutamente boquiaberto com a estrutura e a capacidade da empresa. Eles possuem geração, distribuição interna, com inúmeros ramais de abastecimento elétrico e uma subestação elétrica da classe de 440kV que inclui parte aérea, com três grandes transformadores de potência trifásico e uma subestação isolada a gás SF6”, relata Amorim. “De fato, é um mundo particular para o engenheiro eletricista formado em sistema de potência, pois em um relativo espaço físico, você se depara com as três grandes áreas, geração, transmissão e distribuição e energia”, completa.

A visita foi considerada extremamente positiva pelos participantes. Além da oportunidade de observar todo o processo do sistema elétrico da empresa, o pesquisador do Cepel pôde ouvir dos representantes da Bracell os principais tópicos de interesse da empresa para essa área. “Isso nos permitirá propor incursões pontuais e precisas, baseando-nos na demanda apontada, o que sem dúvida, aumentará a eficiência do trabalho”, conclui Hélio Amorim.

Por parte da Bracell, participaram Jameson Hirxlehor, Fernando Batista, Felipe Manzano, Ângelo Antônio, Marcos Dionício, integrantes da equipe de manutenção elétrica da empresa, além de Jefferson Freitas, supervisor de Manutenção Elétrica e Instrumentação, ponto focal do contato com o Cepel.

A Bracell

Uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, a Bracell Celulose baseia suas operações no cultivo sustentável de eucalipto e fábricas de última geração. Em São Paulo, a Bracell produz e comercializa a celulose de eucalipto de fibra curta branqueada, utilizada para a fabricação de todos os tipos de papéis, abastecendo o mercado nacional e internacional.

A celulose é um material fibroso orgânico presente na composição de vegetais. Este polímero natural e biodegradável é usado como matéria-prima na fabricação de uma ampla variedade de produtos. Quando comparada a matérias-primas similares provenientes do petróleo, a celulose possui diversas vantagens competitivas de custo e desempenho final da aplicação. No entanto, sua maior vantagem é o fato de ser proveniente de um recurso natural e 100% renovável: a madeira. No caso da Bracell, toda a madeira utilizada nos processos industriais é proveniente de plantios de eucalipto próprios ou de produtores parceiros.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Notícias
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo