Produção científica: artigo do Cepel sobre importância dos FDNEs é publicado em revista internacional

Em abril, a revista International Journal of Electrical Power & Energy Systems publicou artigo do engenheiro do Cepel Thomas Moreira Campello sobre a importância dos Equivalentes de Rede Elétrica Dependentes da Frequência (FDNEs). O trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento na tese de doutorado de Campello, sob orientação do pesquisador do Centro Sergio Luis Varricchio e do professor da COPPE/UFRJ Glauco Nery Taranto.

Intitulado “Reviewing the Large Electrical Network Equivalent Methods under Development for Electromagnetic Transient Studies in the Brazilian Interconnected Power System”, o artigo foi desenvolvido em parceria com a COPPE/UFRJ e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Seu objetivo é destacar a importância dos FDNEs (do inglês Frequency Dependent Network Equivalents), que possuem alta fidelidade, para estudos offline e em tempo real de transitórios eletromagnéticos, mostrando os erros que podem ocorrer ao utilizar equivalentes de baixa qualidade como o de curto-circuito, comumente empregado neste tipo de estudo.

Também são apresentadas considerações sobre o uso de bancos de dados de fluxo de potência e curto-circuito para a construção dos FDNEs, bem como uma revisão dos principais procedimentos e métodos utilizados e desenvolvidos pelo Cepel, no âmbito do projeto HARM, do Departamento de Sistemas Elétricos, e pelo ONS. O artigo pode ser acessado gratuitamente até 16 de junho clicando aqui.

O artigo marca o início de um trabalho colaborativo entre Cepel, ONS e COPPE/UFRJ para suprir uma importante necessidade do setor elétrico brasileiro: a disponibilização de ferramentas para a construção de FDNEs. Além disso, cumpre ainda o importante papel de aproximar as instituições, podendo gerar publicações acadêmicas, bem como projetos maiores no futuro.

Thomas apresentou outro artigo fruto desta parceria no XIX Encontro Regional Latino-americano do CIGRE (ERIAC) no dia 23 de maio, intitulado “Cálculo de Equivalentes de Rede Dependentes da Frequência para PSCAD/EMTDC Utilizando o Programa HarmZs”.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo