Espaço Cepel NZEB recebe certificações de eficiência do PBE Edifica e do Procel

Fruto de Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Cepel e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, o Espaço Cepel NZEB obteve, em dezembro, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE, do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações – PBE Edifica. A certificação marca uma importante etapa do projeto, que teve suas obras finalizadas em 2023 e tem inauguração prevista para o primeiro trimestre deste ano. 

Em fevereiro de 2020, o Procel e o Cepel firmaram entre si o TCT PRF 001/2021 – Espaço Cepel NZEB, tendo como objeto a construção de uma edificação Near Zero Energy Building – NZEB, de acordo com proposta técnica aprovada na Chamada Pública Procel Edifica – NZEB Brasil, com objetivo de promover a disseminação de edificações NZEB no país. Uma das etapas do TCT, o processo de certificação do projeto e da edificação construída foi concluído com a emissão da ENCE de edificação construída Classe A. Devido aos resultados obtidos nas avaliações, com classificação máxima em todos os sistemas, o Espaço Cepel NZEB também recebeu o Selo Procel Edifica. 

A etiqueta PBE Edifica é um selo de conformidade que evidencia o atendimento aos requisitos de desempenho e segurança estabelecidos em normas e Regulamentos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQs) e classifica os edifícios de A a E, sendo a classe A mais eficiente. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços e públicas, além de edificações residenciais. Já o Selo Procel Edifica, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. 

O Espaço Cepel NZEB foi classificado na categoria “edificações comerciais, de serviços e públicas” e seu processo de certificação foi conduzido pela Fundação Vanzolini. Foram avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Os três sistemas obtiveram a classe máxima de eficiência energética “A”, além da bonificação por sistema de racionalização de água e geração de energia fotovoltaica, totalizando a pontuação máxima de seis pontos. 

Com esses resultados, o Espaço Cepel NZEB também faz jus ao Selo Procel Edifica, cujos requisitos são a obtenção da classe “A” nos três sistemas individuais: envoltória, iluminação e condicionamento de ar, quando utilizado o método prescritivo do RTQ-C; ou Pontuação Total ≥ 5,0 caso a inspeção seja feita por simulação do RTQ-C (para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos).  

Como funciona a certificação 

O desempenho do Espaço Cepel NZEB é resultado de um projeto interdisciplinar que associa estratégias de arquitetura bioclimática, de eficiência energética e geração distribuída e contribuirá para a disseminação do conceito de NZEBs no país. 

As etiquetas conferidas pelo PBE Edifica possibilitam o conhecimento do nível de eficiência energética das edificações, demonstrando potencial de economia de energia na etapa de projeto ou na etapa de edificação construída, incentivando assim a elaboração de projetos arquitetônicos com soluções e materiais adequados ao clima local. 

O processo de certificação é conduzido por um OIA – Organismo de Inspeção Acreditado com reconhecimento formal da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) quanto à sua competência para realizar os serviços de inspeção de projeto ou de edificações construídas para determinar a classe de eficiência energética, tendo como base o documento relativo aos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edificações (RAC), e os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos e de Edifícios Residenciais (RTQ-C e RTQ-R). 

A etiqueta pode ser solicitada tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída, podendo ser concedida para edificações novas ou existentes.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo