Cepel participa da organização da revista científica “Sustentabilidade em Debate -SiD”, da UNB 

O Cepel colaborou com a organização do Dossiê “Transições Energéticas Justas”, um conjunto de artigos a serem publicados na revista científica da UNB “Sustentabilidade em Debate”. O Centro foi representado pelo pesquisador Márcio Giannini, que trabalhou junto aos pesquisadores Alina M. Gilmanova Cavalcante, da UNICAMP, e Luiz Enrique Vieira de Souza, da USP. As análises feitas na revista buscam apontar as desigualdades presentes no Brasil e em outros lugares da América Latina, de que forma esses problemas atingem a população e desse modo, buscar soluções, tendo como pano de fundo a transição energética. 

Nessa edição, a revista traz uma abordagem sobre o conceito de Sustentabilidade, com dez artigos, sete no Dossiê “Transições Energéticas Justas”. O pesquisador do DNI comentou sobre a participação: “Acredito firmemente que a promoção da ciência e da pesquisa é um compromisso coletivo, e cada um de nós desempenha um papel vital nesse processo fascinante, particularmente sobre um tema tão relevante como a ’Transição Energética Justa’”. 

O dossiê propõe discussões e análises sobre transições justas, desigualdade e pobreza energética. A revista busca ampliar o debate acerca da acessibilidade a energia universal limpa e resistente às mudanças climáticas, para alcançar um setor energético focado em fontes renováveis e no combate à desigualdade.  

Os artigos abordam diversas temáticas, como os avanços da energia eólica no Nordeste com foco nos conflitos socioambientais,  a problemática da aceitação social dos geradores eólicos e a percepção sobre injustiças por parte de uma comunidade, o papel das linhas de transmissão para a promoção do acesso às fontes renováveis e as repercussões sociais e ambientais da mineração de ouro após o término de concessões oficiais na Amazônia, entre outros assuntos. 

“Ao organizar e revisar artigos, estamos na linha de frente do progresso científico. Cada revisão aprimora a qualidade das publicações, promovendo a validade e a relevância das pesquisas. Essa contribuição não apenas eleva a credibilidade da revista, mas também consolida a confiança na ciência como um todo, promovendo também a inovação”, afirmou Giannini. Segundo ele, participar da organização dos artigos e na publicação do dossiê “Transição Energética Justa” reforça o compromisso institucional do Cepel de estar na fronteira do conhecimento, promovendo, também o debate plural com diversos atores. “Não menos importante, abre-se espaço para apresentar o alinhamento do Cepel com as melhores práticas empresariais associada ao ODS7 no setor elétrico, fomentando, também, futura parceria técnica e comercial com outras instituições”, finalizou o pesquisador. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo