Cepel coordena atualização da principal norma técnica do segmento transmissão no país

Em janeiro, foi publicada a segunda edição da ABNT NBR 5422, intitulada “Projeto de linhas aéreas de energia elétrica – Critérios técnicos”, que estabelece os parâmetros para garantir níveis mínimos de segurança e limitar perturbações em instalações próximas para determinados níveis de tensão. A atualização da norma, cuja primeira versão data de 1985, foi coordenada pelo Cepel e representa um marco para o segmento de transmissão no país. 

O trabalho contou com uma comissão formada por 221 membros, representantes de 60 instituições, entre concessionárias, universidades, órgãos reguladores e instituições convidadas, como ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), ABRATE (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica) e IBAMA. Segundo Carlos Kleber Arruda, pesquisador do Cepel e secretário do projeto, o Centro foi a entidade que teve o maior número de participantes. 

Sobre a extensão do processo de atualização da NBR, ele explica: “Norma é um consenso, não adianta votar um texto, todos têm que concordar. Se houver uma pessoa discordando, as partes têm que trabalhar até chegarem em um ponto em comum — e isso atrasou muito o resultado. E o Cepel sempre teve participação ativa em todas as fases do processo, inclusive sediando muitas reuniões.” 

O texto-base desta nova versão da ABNT NBR 5422 foi concluído em 2022, sendo no ano seguinte realizadas duas consultas públicas, a fim de promover ajustes na redação a partir de contribuições externas. O processo de revisão da norma foi apresentado em workshop sobre a modernização da normatização relacionada ao segmento de transmissão, organizado pela ABRATE em novembro do ano passado.   

No último dia de dezembro, o texto foi aprovado para ser publicado pela ABNT em janeiro de 2024. “Ver esta norma sendo publicada é uma grande satisfação — por um momento parecia ser algo impossível! Eu pude ajudar a consolidar este conhecimento agregado de quase 40 anos”, destaca Carlos Kleber, ao relembrar o legado das pessoas envolvidas no projeto ao longo desse período. “E espero que este grupo continue, e que agora haja um novo fôlego, com novos integrantes, para evoluir o texto”, complementou o pesquisador.  

Detalhes técnicos 

A ABNT NBR 5422, “Projeto de linhas aéreas de energia elétrica – Critérios técnicos”, estabelece os parâmetros técnicos para garantir níveis mínimos de segurança e limitar perturbações em instalações adjacentes nos seguintes níveis de tensão: corrente alternada com tensão de operação de valor eficaz fase-fase acima de 38 kV e não superior a 800 kV; corrente contínua com tensão de operação por polo acima de 200 kV e não superior a 800 kV, com polaridades positiva ou negativa em linhas monopolares ou bipolares.   

O novo texto está dividido em 6 áreas de interesse, totalizando 22 capítulos. As alterações feitas na norma abrangem diversos aspectos, como dados meteorológicos, condutores, ângulo de balanço, isolamento, risco térmico, ampacidade e distâncias de segurança, campos, efeito corona e interferências, entre outros. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo