Eletrobras Furnas adota SAGE como plataforma de Supervisão e Controle de seus centros de operação

Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia 

No dia 30 de janeiro de 2024, teve início oficialmente o projeto SAGE-Furnas, que visa implantar a plataforma SAGE — Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia — nos Centros de Operação da Eletrobras Furnas. Solução tecnológica consagrada pelo mercado e desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), o SAGE é o Sistema SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management System) mais utilizado no Brasil, com mais de 2.000 instalações em todo o país.  

Há mais de duas décadas, o sistema está em operação ininterrupta nos Centros de Controle das empresas Eletrobras e nas suas subestações e usinas. Neste período, o SAGE contabiliza várias inovações que culminaram com sua utilização também como solução-núcleo do sistema REGER do ONS, que abrange quatro centros regionais e o CNOS, além de grandes empresas do setor.  

O SAGE tem um vasto histórico de atuação nos centros de controle e instalações do grupo Eletrobras. Desde 1998, a Eletrobras Furnas definiu o sistema como solução padrão para todas as suas usinas e subestações. Em 1999 a Eletrobras Eletronorte inaugurou seu Centro de Operação e, quatro anos depois, adotou o SAGE como padrão para todas as suas instalações. Nos anos seguintes, Eletrobras Chesf e CGT Eletrosul implementaram o SAGE em seus centros de controle e subestações.  

O desenvolvimento de tecnologia nacional para supervisão e controle, através do projeto SAGE, contribuiu sobremaneira para o avanço da digitalização e automação das atividades de operação das empresas do grupo. Ter um padrão para este tipo de sistema trouxe economia expressiva, independência de fornecimentos externos e contribuiu para uma operação mais segura e eficiente das redes elétricas e instalações de geração da Eletrobras. A implantação do SAGE nos centros de controle de Furnas, projeto denominado SINERGIA, traz estes benefícios também para este nível de operação e complementa a padronização em todo o grupo.

Atualmente, a Eletrobras Furnas utiliza solução própria, o sistema SOL, desenvolvida internamente pela equipe técnica da empresa e mantida há mais de 25 anos. Apesar de o SOL continuar a atender às necessidades da operação em tempo real da empresa, a opção pela substituição pelo SAGE considerou, além da decisão estratégica da holding e da reconhecida qualidade e robustez do sistema do Cepel, os custos inerentes à manutenção e atualização tecnológica por equipe própria, quando comparados com a adoção da solução SAGE, mantida pelo Cepel, braço de pesquisa e desenvolvimento do grupo Eletrobras.  

Os benefícios de se ter uma solução única para os sistemas de supervisão e controle são expressivos: conhecimento uniformizado da equipe técnica, facilidade na troca de informações entre as empresas do grupo, facilidade na comunicação entre os operadores, compartilhamento de resultados de melhorias e novas funcionalidades, dentre outros. 

Sobre o trabalho, o diretor de Tecnologia do Cepel, Maurício Lisboa, afirmou: “É um momento marcante para o Cepel, a decisão da Eletrobras de implementar o sistema SAGE em todos os seus centros de operação. O Sistema, em constante evolução através da integração do conhecimento dos técnicos das Empresas Eletrobras, assume agora a responsabilidade e a honra de substituir o excelente sistema SOL da Eletrobras Furnas, mais um exemplo de sucesso da engenharia nacional”. 

Projeto SAGE-Furnas na prática 

O projeto é bastante desafiador, pois exige que toda a estrutura de centros de controle da Eletrobras Furnas seja atualizada mantendo o processo crítico de operação em tempo real da empresa sem qualquer interrupção. Para tal, será montada plataforma em ambiente virtual no Cepel para o desenvolvimento do projeto, enquanto se prossegue com as adequações de infraestrutura e aquisição de equipamentos por Furnas.  

A plataforma no Cepel permitirá a simulação da nova arquitetura a ser implantada nos centros da Eletrobras Furnas e dará suporte às adaptações necessárias e aos desenvolvimentos demandados pela empresa para suavizar a transição do ambiente operativo para os usuários. 

A partir da montagem da nova infraestrutura nos centros da Eletrobras Furnas, o SAGE será instalado e configurado, permitindo os testes em campo e a operação paralela entre SAGE e SOL durante o período de ambientação dos operadores. A expectativa é que o sistema esteja plenamente operacional ao final de 2025, mantendo as funcionalidades existentes e incorporando novas, visando aumentar a competitividade e eficiência da empresa. 

“Para a Eletrobras Furnas, a unificação dos sistemas supervisórios dos Centros de Operação das empresas do grupo é importante para manter a eficiência e a confiabilidade da operação. A opção pelo uso do SAGE, em nossos centros de operação, atendidos atualmente pelo Sistema SOL, foi uma escolha natural visto que a empresa já utiliza este sistema na supervisão e controle de suas usinas e subestações”, afirma o diretor de Operação e Manutenção da empresa, Francisco José Arteiro.   

As funções utilizadas atualmente pelos operadores do tempo real em Furnas foram identificadas e mapeadas nas facilidades correspondentes disponíveis no SAGE. Adicionalmente, durante o projeto algumas novas funcionalidades serão desenvolvidas pela equipe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel (DAS) para atender às necessidades específicas da subsidiária da Eletrobras. 

O projeto está atualmente em fase de definição das Arquiteturas de Supervisão e Controle e Intracentros. Após essa etapa, seguirão a criação da plataforma nos Centros de Furnas, treinamentos básicos, configuração das funções SCADA, EMS e do simulador para treinamento de operadores, o TOPSIM. Por fim, será realizada efetiva implantação do SAGE na nova infraestrutura de operação da Eletrobras Furnas e entrega dos sistemas à operação após período de testes extensivos e operação paralela.  

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo