Cepel instala solução em UHE da Eletrobras Furnas para monitoramento integral pioneiro

Em trabalho pioneiro, equipes do Cepel e da Eletrobras Furnas finalizaram, no início deste ano, a implantação do SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos) na UHE Simplício. A unidade passa a ser a primeira do sistema Furnas a possuir monitoramento total de seus conjuntos de turbina-gerador com solução desenvolvida pelo Centro.  

Localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a hidrelétrica tem potência instalada de 305,7MW divididas em três unidades geradoras. Todas elas agora são monitoradas via plataforma web, com o objetivo final de maximizar o tempo e a qualidade de operação, bem como a vida útil dos seus equipamentos.  

Foto: José Glauber

“A escolha desta usina como pioneira foi estratégica. Trata-se da UHE mais próxima do Rio de Janeiro, facilitando, portanto, o deslocamento e a logística para as viagens, comuns neste tipo de implementação. Além disso, a UHE Simplício possui uma infraestrutura bem adequada para a execução da atividade”, afirma Hélio Amorim, pesquisador de Cepel e um dos idealizadores da solução envolvendo dois produtos do Centro, o SOMA e o IMA-DP, sistema de monitoramento de descargas parciais.    

Amplamente empregado em diversas usinas do Brasil, como a UHE Itaipu Binacional, o SOMA aplica tecnologias da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Digital Twins, para traduzir dados de monitoramento em informações úteis para tomada de decisão por parte dos gestores de manutenção. O sistema é capaz de monitorar diversas grandezas, sendo as principais as mecânicas, elétricas, térmicas e de processo. “As variáveis indicadoras dos modos de falhas mais críticos em equipamentos elétricos, quando correlacionadas às grandezas de processo, formam um conjunto de informações fundamentais para o diagnóstico eficaz do conjunto turbina-gerador”, explica Amorim. 

Segundo o pesquisador, além dos recursos técnicos, o SOMA proporciona um benefício financeiro em relação a outras soluções do gênero. Não só o investimento inicial é abaixo da média do mercado, como também “Os custos indiretos devem ser levados em consideração, tais como: acesso imediato a novas versões do sistema e a treinamento especializado promovido pelo Cepel, comissionamento do sistema e consultoria”, afirma Amorim. Ele aponta ainda a transferência de conhecimento entre as empresas como uma das maiores vantagens, por criar “uma sinergia entre as equipes, valorizando a engenharia nacional, à medida que todo o desenvolvimento da solução tecnológica foi realizado no Brasil”, conclui.   

A expansão para outras plantas já está em curso, estando prevista instalações similares nas UHE Furnas, UHE Porto Colômbia e UHE Funil, todas em estágio avançado. As equipes envolvidas no trabalho são compostas por Ricardo Manhães, Rodrigo Pinto, Gilson Ribeiro, Marcos Fonseca e Anderson Ventura, de Furnas, e Leonardo Neves, Caio Cunha e Ighor dos Santos, pesquisadores do Cepel que atuam nos projetos SOMA e IMA-DP.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo