Cepel recebe equipes da UTE TermoRio e do Cenpes em seus Laboratórios

Em fevereiro, o Cepel recebeu duas profissionais da operação da Usina Termelétrica – UTE TermoRio e quatro do laboratório de metalografia do Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloquenos) da Petrobras. Na ocasião, a equipe da Petrobras conheceu as instalações dos laboratórios da área de Materiais e Mecatrônica do Cepel, na Unidade Ilha do Fundão, para avaliar possibilidades de novas interações entre as instituições por meio de serviços tecnológicos, projetos de pesquisa e inovação e assistências técnico-científicas. A equipe do Cenpes presente na visita atua em análise de falhas e avaliação de integridade de equipamentos da área de Petróleo. O encontro proporcionou um importante compartilhamento de experiências, de modo que após a visita a equipe do Cepel também foi convidada aos laboratórios do Cenpes para avaliarem futuras parcerias. 

O pesquisador do Cepel Bruno Reis Cardoso comentou: “A visita foi muito proveitosa para que as equipes da Petrobras pudessem tomar ciência do potencial de conhecimento técnico das equipes, assim como da infraestrutura laboratorial do Cepel, e com isso, possibilitarmos a realização de mais serviços tecnológicos e projetos de pesquisa desafiadores.” 

Cepel e Petrobras 

Em 2023, dentre os projetos desenvolvidos entre as instituições, destaca-se, nesta área de conhecimento, os projetos Diatérmica Plus e Projeto UTE Flex. O primeiro trata de sistemas de monitoramento para avaliação de integridade de componentes de termelétricas. Já no segundo, avaliou impactos e relevância de fatores que afetam Usinas Termelétricas brasileiras administradas pela Petrobras, quando passam a operar em regime flexível. A Petrobras é associada especial do Cepel e tem, atualmente, sete projetos em desenvolvimento no Centro. Cada um em diferentes áreas de atuação do Cepel voltadas para pesquisa aplicada alinhada às demandas atuais e futuras do setor de energia. São exemplos de geração de valor por meio de atendimentos às necessidades de seus associados e clientes. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo