Sistema de monitoramento integrado do Cepel é instalado em hidrelétrica da Eletrobras Eletronorte na Amazônia 

UHE Balbina é a primeira usina da empresa a adotar integração IMA-DP/SOMA em todas as suas unidades geradoras

Em março, a Usina Hidrelétrica Balbina recebeu um upgrade tecnológico para monitoramento de suas unidades geradoras: a mais recente versão web integrada dos sistemas IMA-DP e SOMA, ambos desenvolvidos pelo Cepel. A implementação representa um avanço significativo na gestão dos ativos da usina da Eletrobras Eletronorte, que adotou o monitoramento online contínuo de descargas parciais para otimizar o tempo e os custos de manutenção, reduzindo os riscos de falhas de isolação nos geradores da UHE, responsável pelo abastecimento de grande parte de Manaus e do estado do Amazonas.  

Tanto o IMA-DP quanto o SOMA são soluções do Cepel já bastante difundidas no cenário nacional, por possibilitarem o monitoramento de unidades geradoras em tempo real de forma remota e o acompanhamento diário de condições de operação. O investimento da UHE na solução integrada de monitoramento é um investimento da Eletrobras Eletronorte para manter padrões de excelência na disponibilidade de geração de energia na UHE Balbina.  

A usina, oficialmente inaugurada em 1989, está localizada no município de Presidente João Figueiredo (AM), a aproximadamente 200 km da capital amazonense e possui capacidade instalada de 250MW. Suas cinco unidades geradoras, com potência nominal de 50MW cada, receberam o upgrade no monitoramento online da condição do isolamento, prevenindo assim um dos principais modos de falha em hidrogeradores. 

“Com a implantação do sistema de monitoramento online desenvolvido pelo Cepel, tivemos um upgrade nas manutenções preditivas das unidades geradoras da UHE Balbina, pois sentimos mais confiança nas análises das possíveis falhas dos geradores, além de compararmos outros parâmetros junto às descargas parciais  quase em tempo real, programando as manutenções baseadas na condição do equipamento, devido a um melhor acompanhamento”, ressaltam Renan Duarte e Renato Lélio, do Departamento de Geração da UHE Balbina. 

Tela do monitor de Descargas Parciais do SOMA

De acordo com os técnicos, a parceria com o Cepel está sendo muito positiva. “Já temos resultados de possíveis anormalidades em algumas unidades que só poderíamos ter constatado com o monitoramento contínuo. Agora, com a implementação do SOMA via web, de onde poderemos obter à distância informações contínuas do comportamento e ocorrência de descargas parciais nas unidades geradoras, poderemos potencializar o diagnóstico e linhas de ação, priorizando outras atividades quando tivermos sob controle e supervisão a condição do isolamento elétrico das cinco unidades geradoras da usina”, afirmam. 

O pesquisador do Cepel Hélio Amorim, um dos responsáveis pela instalação do sistema na UHE Balbina, ressalta que “Além de representar menos exposição ao risco, pois minimiza a necessidade da presença de funcionários para a coleta de dados, há um aumento exponencial na quantidade das informações sobre as condições das unidades geradoras”. Ele explica que o resultado do processamento de sinais pode ser acompanhado de maneira simples, através de gráficos de tendência e evolução via uma conexão segura de internet, com um navegador padrão em um computador conectado à rede coorporativa da empresa. 

Segundo Hélio, a solução é extremamente econômica, se comparada com outros produtos do mercado, e representa um grande avanço tecnológico para o Brasil. A integração do IMA-DP ao SOMA vem sendo implantada também em outras UHE das empresas Eletrobras, como o caso da UHE Simplício de Furnas, UHE Passo São João da CGT Eletrosul, já em funcionamento e, futuramente nas UHE da Chesf, em especial UHE Xingó e UHE Paulo Afonso IV, como assinala o pesquisador Frederico Tassi, gerente do SOMA. 

“O IMA-DP e o SOMA são produtos extremamente flexíveis, e isso faz com que possam ser aplicados de forma ampla no monitoramento em uma grande variedade de equipamentos do setor elétrico. São ferramentas com eficácia comprovada, tecnologia nacional de ponta desenvolvida pelo Cepel. Além do custo da solução ser significativamente reduzido, destacamos que os benefícios associados a ambos os produtos são amplificados pelo suporte contínuo do Cepel aos nossos clientes, na forma de cursos, treinamentos e consultorias específicas no diagnóstico preditivo dos ativos monitorados”, destaca Tassi.  

O SOMA e o IMA-DP são projetos desenvolvidos pelo Centro prontos para serem empregados em todos os geradores elétricos, compensadores síncronos e motores de alta tensão do Brasil.  

Três equipes estão envolvidos no trabalho. Pela Eletronorte, atuam Renan Duarte, Renato Lélio, Elias Alves, da Eletronorte. A equipe do projeto SOMA é composta pelos colaboradores do Cepel Leonardo Neves, Caio Cunha, Bruna Fonseca, Diogo Marques, Vanessa Brandão, Paula Nogueira e João Antônio Ferreira. Da parte do projeto IMA, também do Cepel, participam Hélio Amorim, Thiago Baptista, Paulo Roberto e Daniel Argôlo.

*Foto: ASCOM/Prefeitura de Presidente Figueiredo

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo