Cepel realiza treinamento ANAFIN para Técnicos da Vice-presidência de Engenharia de Expansão da Eletrobras

Entre os dias 15 e 17 de abril, o Cepel realizou para o Escritório de Projetos da Vice-Presidência de Engenharia de Expansão da Eletrobras uma imersão na ferramenta ANAFIN. Desenvolvido pelo Cepel, em colaboração com a Eletrobras, para apoiar a decisão de investimento em projetos de geração e transmissão, o ANAFIN permite a projeção e análise determinística e/ou probabilística dos seus fluxos de caixa, além do cálculo dos principais indicadores de viabilidade econômica do projeto.  

Embora o ANAFIN seja tradicionalmente utilizado para avaliar novos empreendimentos de geração e transmissão de energia, o interesse específico deste treinamento foi a sua aplicação para o acompanhamento de projetos de transmissão já em andamento. No treinamento, os participantes tiveram contato direto com o programa de análise econômico-financeira por meio de estudos de casos.     

Do Cepel, os colaboradores que ministraram o curso são do Departamento de Planejamento Energético, Comercialização de Energia e Regulação (DPC), sendo eles os pesquisadores Alexia de Freitas Rodrigues, Diego Nascimento Maia, Valk Castellani e Fábio Rodrigo Siqueira Batista. O colaborador Marcelo Alberto Guimarães também apoiou a iniciativa com a elaboração dos questionários de usabilidade da interface.  

Alexia de Freitas Rodrigues, sobre a experiência geral do treinamento, afirmou: 

“Desta parceria, esperamos que o ANAFIN possa fazer parte de mais um dos processos da Eletrobras. Adicionalmente, é sempre importante identificar as reais demandas da Eletrobras, visando a evolução do programa e tornando-o ainda mais robusto no que diz respeito às análises de acompanhamento de projetos. Ao final do treinamento, aproveitamos para realizar um teste de usabilidade do sistema para entender as necessidades dos usuários e, assim, desenhar soluções mais aderentes, eficazes e satisfatórias, para utilização da solução que migrará para a sua versão Web até o final desse ano”. 

Conheça o ANAFIN 

No final de 2023, Cepel entregou à Eletrobras a versão 7.0 do ANAFIN. A nova versão exclusiva do programa trouxe avanços significativos e tem como destaque a análise da viabilidade econômica de plantas híbridas de geração e projetos de produção de hidrogênio (H2). Essas atualizações buscam oferecer uma ferramenta completa e aderente à evolução do setor elétrico brasileiro. 
 
O software atende a diversos tipos de empreendimentos das empresas do grupo: geração de energia, produção de hidrogênio, transmissão de energia e geração + hidrogênio. O modelo traz funcionalidades importantes, como o cálculo dos principais indicadores de viabilidade, realização de análises de sensibilidade, de cenário e de risco, acompanhamento de projetos e análise em diferentes bases monetárias. 

Para todas as tecnologias, incluindo projetos de transmissão, podem ser realizadas análises determinísticas, de sensibilidade e de risco. As regras comerciais e tributárias vigentes no setor elétrico brasileiro são consideradas nas suas análises. Todos os resultados gráficos e numéricos são exportados para o Excel pela sua interface. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo