Monitoramento da rede subterrânea de Alta Tensão
A Light, em parceria com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), está usando tecnologia avançada para monitorar e reforçar a qualidade da rede subterrânea de Alta Tensão no Rio de Janeiro. Entre fevereiro e junho de 2025, equipes da Light e do Cepel realizaram uma análise detalhada em 40 subestações da cidade, avaliando mais de 330 cabos elétricos de 138.000 Volts, que atendem cerca de 1 milhão de clientes em baixa, média e alta tensão.
Uso de sensores para detecção preventiva
Foram usados sensores especiais que detectam pequenas falhas elétricas chamadas “descargas parciais”, sinais iniciais que indicam fragilidades nos cabos antes que qualquer problema maior possa afetar o fornecimento de energia. Identificar esses sinais permite à Light agir preventivamente, evitando interrupções e fortalecendo a segurança da rede.
Raio-x da infraestrutura subterrânea
Hoje, a Light conta com um verdadeiro raio-x da infraestrutura subterrânea de Alta Tensão da cidade, uma inovação que representa mais segurança, eficiência e inteligência na gestão da rede elétrica. “Essa parceria reforça nossa estratégia de investir em soluções que ampliem a inteligência da operação e aumentem a confiabilidade da rede elétrica da cidade. Trabalhar com dados de alta precisão nos permite atuar com mais agilidade, segurança e responsabilidade na gestão desse sistema, que é fundamental para o funcionamento da cidade. Esse tipo de iniciativa nos posiciona como referência no uso de tecnologia para a modernização do setor elétrico”, afirma Thiago Viula, gerente de Expansão de Alta Tensão e Automação Light.
Resultados do projeto
Com cerca de 220 km de extensão de linhas de transmissão que foram monitoradas, o projeto reforça o compromisso da Light com a inovação tecnológica e a excelência operacional para oferecer um fornecimento de energia cada vez mais seguro e eficiente para o Rio.
Papel do Cepel na modernização do setor elétrico
O diretor-geral, Alexandre Orth, explicou que a parceria com a Light é fundamental para fortalecer a confiabilidade do sistema elétrico no Rio de Janeiro, mas destacou que o Cepel atua em todo o território nacional, apoiando equipes de diversas empresas do setor elétrico com tecnologias avançadas de monitoramento e diagnóstico.
“Esse trabalho com a Light reforça o papel do Cepel como parceiro estratégico na modernização do setor elétrico. Há mais de 50 anos, desenvolvemos soluções tecnológicas aplicadas à gestão de ativos, apoiando empresas de todo o país com metodologias que aumentam a segurança, a eficiência e a confiabilidade da rede elétrica. Monitorar descargas parciais em cabos subterrâneos, como fizemos neste projeto, é um exemplo de como a ciência pode atuar de forma preventiva para evitar falhas e garantir um fornecimento de energia mais estável para a população”, explicou Alexandre Orth.