Curso marca reativação da infraestrutura de desenvolvimento de pesquisas em Descargas Parciais

Para marcar a reativação da infraestrutura de desenvolvimento de pesquisas em Descargas Parciais, o Cepel realizou um curso teórico e prático envolvendo conceitos sobre o fenômeno. A primeira turma a participar do treinamento foi formada por profissionais da UHE Tucuruí, da Eletronorte, presentes entre os dias 11 e 13 de abril. Esta infraestrutura tem como objetivo realizar ensaios emulando ambientes reais, tais como os de subestações e usinas de geração de energia elétrica. 

A instalação foi realocada em decorrência de reposicionamento de instalações do Centro Após três meses do processo de mudança, envolvendo as equipes internas do Centro, foi possível energizar novamente a fonte de alta tensão. O trabalho contou com o apoio civil, logístico e principalmente elétrico, e foi finalizado no início de abril. 

A partir desta reativação, abre-se a possibilidade de retomada de cursos desta natureza. Outras empresas já mostraram interesse em enviar profissionais para novos cursos, que serão oferecidos no segundo semestre de 2022, seguindo duas vertentes: aberta para o público geral e sob demanda de empresas.  

Projeto IMA-DP 

A infraestrutura de desenvolvimento de pesquisas em Descargas Parciais tem entre suas atividades o projeto IMA-DP, premiado internacionalmente e com reconhecimento difundido pelo mercado mundial. Em seu âmbito, diversos experimentos e simulações são realizados em caráter experimental. 

O líder do projeto e pesquisador do DGA Hélio Amorim considera que “a importância desta infraestrutura é gigante, visto que nos dá autonomia para visualizar problemas e situações que podem ser encontrados em campo, o que nos permite antever os conflitos e desenvolver metodologias para a solução”. Ele considera que o conjunto projeto e infraestrutura foram motivos para se alcançar a excelência em um assunto tão delicado, como a medição e diagnóstico de equipamentos elétricos por meio das descargas parciais.  

Com capacidade de gerar até 100.000 Volts, o arranjo permite avaliar experimentalmente equipamentos elétricos com segurança, desde que dentro do limite de tensão, abrangendo a aplicação de múltiplos equipamentos. 

Equipe de apoio do Cepel – Hélio Amorim, Elenílson Oliveira, Daniel Argolo, Erick Rodrigues, Marcelo Prestes, Fabiano Cabral e Paulo Roberto 

Equipe participante do Curso: Hélio Amorim, Caio Cunha, Rogério Azevedo, Thiago Baptista, César Augusto, Frederico Doemer e Daniel Argolo 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo