O Cepel teve atuação destacada no XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), maior evento técnico do setor elétrico brasileiro. Foram cerca de 60 trabalhos apresentados nas sessões técnicas, com 12 premiados, além de representação na Comissão Técnica e nas mesas dos Grupos de Estudos (GEs) do congresso promovido pelo CIGRE-Brasil entre os dias 15 e 18 de maio, no Riocentro.
A edição deste ano, coordenada por Eletrobras Furnas, reuniu aproximadamente 1900 profissionais de concessionárias de energia elétrica, universidades, centros de pesquisa, empresas de engenharia e consultoria, fabricantes de equipamentos e instituições correlatas, além de consumidores do Brasil e do exterior. Mais de 80 empresas e instituições setoriais participaram da ExpoSNPTEE com estandes.
O SNPTEE
Maior evento do setor elétrico nacional, o SNPTEE é promovido bianualmente pelo CIGRE-Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica). Devido à pandemia, o intervalo entre as duas últimas edições foi um pouco maior, três anos entre o XXV SNPTEE, sediado em Belo Horizonte, e o evento deste ano. Por isso, a vigésima sexta edição do Seminário marcou um retorno das oportunidades de intercâmbio e negócios presenciais, muito aguardadas pelo setor.
A Solenidade de Abertura do evento foi realizada no domingo, dia 15, no anfiteatro do Riocentro. Diversas autoridades do setor estiveram presentes: o Presidente do CIGRE-Brasil, Saulo Cisneiros; Caio Pompeu, diretor financeiro e diretor-presidente interino de Furnas; Domingos Andreatta, secretário adjunto de energia elétrica do MME (representando o Ministro Adolfo Sachsida); Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL; Luiz Ciocchi, diretor geral do ONS; Thiago Vasconcellos, presidente da EPE; Rui Altieri, presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; e Mario Fernando Ellis, superintendente de gestão da operação do sistema de Furnas e coordenador geral do XXVI SNPTEE.
Mais de 1500 pessoas assistiram aos discursos de abertura e a duas apresentações artísticas que embalaram o início dos trabalhos: a abertura ficou por conta da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana, e o grupo Humor & Circo fechou a noite reunindo música, luzes e malabares.
Participação de destaque do Centro
Cerca de 80 pesquisadores e engenheiros do Cepel estiveram presentes no XXVI SNPTEE. O corpo técnico do Centro realizou mais de 60 apresentações em 15 dos 16 Grupos de Estudos. Ao todo, 12 trabalhos desenvolvidos no Cepel foram premiados (confira a lista ao fim da matéria).

Além disso, o Centro teve colaboradores atuando como relatores nas mesas dos GEs. Destaque para a participação do diretor de Laboratórios e Serviços Tecnológicos do Cepel, Orsino Borges, presidindo uma das sessões do GAT (Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência), e para a pesquisadora Heloisa Cunha Furtado, que compôs a Comissão Técnica do Seminário.
Não apenas por suas próprias apresentações, a qualidade e a relevância do trabalho do Cepel ficaram evidentes pelas dezenas de menções a seus softwares, modelos, sistemas e serviços em diversos trabalhos. Seu papel na formação de novos profissionais, uma característica histórica que se deve a sua relação próxima com instituições acadêmicas, também foi evidenciada pela participação de jovens pesquisadores do Centro nos painéis NGP (Nova Geração de Profissionais), destinados a apresentações de profissionais de até 35 anos – cinco deles premiados em seus GEs.

Além dos trabalhos técnicos, o Cepel também marcou presença no estande das empresas Eletrobras na ExpoSNPTEE, dividindo o espaço com a Chesf, a Eletronorte e Furnas, patrocinadoras master do evento. Centenas de visitantes passaram pelo local ao longo dos quatro dias de evento. Associados especiais do Cepel como ISA CTEEP, ONS e ITAIPU Binacional também estiveram presentes na exposição.
Diretor da Eletronorte conhece os sistemas SAGE e SOMA
O SNPTEE também proporcionou um encontro entre o diretor de Operação e Manutenção da Eletronorte, engenheiro Antônio Augusto Bechara Pardauil, e os pesquisadores Ayru Leal e Marcelo Rosado, que realizaram apresentações dos sistemas SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) e SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos). A reunião estava prevista para ocorrer nas instalações do Centro, mas foi realocada para o estande da Eletrobras, para aproveitar a oportunidade de intercâmbio propiciada pelo espaço.


Ainda no estande das empresas Eletrobras, representantes das empresas ALUBAR e SIEYUAN foram recepcionados pelo pesquisador do Cepel José Antonio Cardoso, que apresentou um vídeo das instalações e da infraestrutura laboratorial do Cepel em Adrianópolis. A ALUBAR já é cliente do Centro, e Cardoso aproveitou a ocasião para tratar de assuntos como uma possível parceria em projeto de P&D em 1000 kV, realização de ensaios de Tipo e, ainda, de uma interação com a equipe de Linhas de Transmissão para avaliação de novas tecnologias de cabos condutores.
Encerramento
A XXVI edição do SNPTEE terminou no dia 18, quarta-feira, com a cerimônia oficial de encerramento, marcada pela premiação dos trabalhos apresentados no decorrer dos quatro dias de evento, além dos discursos da mesa diretora, composta por Saulo Cisneiros, diretor-presidente do CIGRE-Brasil; Sidnei Bispo, diretor de Engenharia de Furnas; Francisco José Arteiro de Oliveira, diretor de Operação e Manutenção de Furnas; Antônio Augusto Bechara Pardauil, diretor de Engenharia e Operação da Eletronorte; Mario Fernando Ellis, coordenador geral do XXVI SNPTEE; e Iony Patriota Siqueira, coordenador da Comissão Técnica do SNPTEE. Para fechar a noite, a organização promoveu um jantar no Jockey Clube, no bairro da Gávea.
A próxima edição do SNPTEE está agendada para outubro de 2023, será sediada em Brasília e terá a coordenação da Eletrobras Eletronorte.
Confira a lista completa de premiados do Cepel
Ricardo Wesley Salles Garcia – 1º lugar no Grupo de Estudo de Linhas de Transmissão – GLT
Desenvolvimento de metodologia para substituição pontual de isoladores em cadeias CC de ±800 kV com instalações energizadas
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
José Antonio D’affonseca Santiago Cardoso
Frederico Tassi De Souza Silva
Carlos Frederico Trotta Matt
State Grid Brazil Holding:
Fabiano Ribeiro Faria
Diego Vasconcelos Ramos Machado
Pedro Marcondes De Brito, Rodrigo Almeida Silva Da Costa
John Francis Graham e Luan De Oliveira Senna
Consultoria De Engenharia:
Armando Isaac Nigri
–
Nícolas Abreu Rocha Leite Netto – 1º lugar no Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência – GAT
Paralelização da solução de modelos e outros recursos para a melhoria de desempenho na simulação de casos ANATEM
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
Lígia Rolim Da Silva
Fabricio Lucas Lirio
–
José Eduardo da Rocha Alves Júnior – 1º lugar no Grupo de Estudo de Proteção, Medição, Controle e Automação em Sistemas de Potência – GPC
Desenvolvimento de algoritmo de unidade de medição sincrofasorial mais rápida visando detecção de eventos e harmônicos
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
Tiago Fernandes Moraes
Coppe/Ufrj:
Glauco Nery Taranto
Autor independente:
José Renato Cozzolino Rodrigues De Souza
–
Miryam Gerk Curty – 1º lugar no Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos – GPL
Planejamento da expansão da geração considerando aspectos da programação diária através de um soft link com o modelo DESSEM
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
Carlos Henrique Medeiros De Saboia
Maria Luiza Viana Lisboa
Coppe/Ufrj:
Carmen Lucia Tancredo Borges
–
Sergio Luis Varricchio – 1º lugar no Grupo de Estudo de Desempenho de Sistemas Elétricos – GDS
Análises de sensibilidades de admitâncias do SIN objetivando possíveis aprimoramentos nos estudos de desempenho harmônico
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
Franklin Clement Veliz
Cristiano De Oliveira Costa
–
Denise Ferreira de Matos – 2º lugar do Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais e de Gestão Corporativa e da Inovação e da Educação e de Regulação do Setor Elétrico – GEC
A contribuição da pegada hídrica na gestão do recurso água para o setor elétrico
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
Igor Pinheiro Raupp
Alexandre Mollica Medeiros
Katia C. Garcia
Luciana Rocha Leal Da Paz
Coppe/Ufrj:
João Gabriel Gonçalves De Lassio – Coppe/Ufrj
Autor independente:
Juliano Lucas Souza De Abreu
–
Arthur de Castro Ribeiro – 3º lugar no Grupo de Estudo de Recursos Energéticos Distribuídos – GRD
Desenvolvimento e avaliação de camadas ativas para dispositivos fotovoltaicos poliméricos
Coautores
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel:
José Geraldo De Melo Furtado
Francisco De Assis Filho
Autores independentes:
Bianca Pedroso Silva Santos
Luiz Alberto Ferreira Da Silva
Natália Stelling Silva Elias Couto
–
Victor Freitas de Jesus – 4º lugar (NGP) no Grupo de Estudo de Geração Térmica e Eficiência Energética – GGT
Uso de ligas de aço inoxidável em ambientes de extrema agressividade
–
Renan Pinto Fernandes – 4º lugar (NGP) no Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos – GPL
Identificação automática de subáreas e áreas para margem de transmissão
–
Lígia Rolim da Silva – 4º lugar (NGP) no Grupo de Estudo de Operação de Sistemas Elétricos – GOP
Recursos para monitoração de inércia sincronizada e reserva girante em casos de tempo real
–
Rodrigo Gomes Távora Maia – 4º lugar (NGP) no Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA
Desenvolvimento de um módulo analítico para sistemas de gestão de indicadores ESG
–
Lucas Carvalho Santana – 4º lugar (NGP) no Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes – GTM
Estimativa de vida útil para o aço galvanizado utilizado no setor elétrico