Cepel recebe executivos do SENAI CIMATEC para discutir parcerias

Comitiva foi recebida por diretores do Centro e conheceu laboratórios das unidades Adrianópolis e Fundão

O Cepel recebeu, na última terça-feira (23), a visita de representantes do SENAI CIMATEC, instituição de tecnologia e inovação sediada em Salvador-BA. A comitiva formada por Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação, Luiz Fernando Taboada Amaral, gerente Executivo, e Ana Tereza Andrade Borba, gerente de Negócios, conheceu laboratórios das duas unidades do Centro e discutiu possíveis parcerias em áreas de atuação em comum.

O grupo foi recebido pelo diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e pelos diretores Orsino Borges Filho, de Laboratórios e Serviços Tecnológicos, e Consuelo Garcia, de Gestão Corporativa. O objetivo do encontro foi identificar possibilidades de parcerias. Ao longo das apresentações, a equipe do CIMATEC apontou diversos temas de interesse – com destaque para as atividades do Laboratório de Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas (LabME).

A programação teve início na Unidade Adrianópolis, no Laboratório de Ultra-Alta Tensão (LabUAT), com uma apresentação de Amilcar Guerreiro. O diretor apresentou um panorama do Cepel – seus associados, áreas de atuação, principais produtos e projetos. A visita seguiu com um itinerário pelos laboratórios de Alta Potência, Alta Tensão e Smart Grids.

Na parte da tarde, já na Unidade Fundão, a pesquisadora Gabriela Rêma realizou uma apresentação do modelo Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos (SOMA). Em seguida, o grupo visitou o Laboratório de Supervisão e Controle (LASC), o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos – Simulador Solar (LabSol) e o já citado LabME.

As duas instituições manifestaram interesse na realização de visita de uma equipe do Cepel ao SENAI CIMATEC para dar continuidade à troca de experiências e avaliar possíveis novas parcerias. Em julho, Amilcar Guerreiro esteve nas instalações do centro tecnológico na Bahia e conheceu a sede da instituição, em Salvador, e o Cimatec Park, em Camaçari, um complexo com infraestrutura única, que ocupa quatro milhões de metros quadrados, com laboratórios avançados, usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco. Na ocasião, o diretor participou do Seminário sobre Perspectivas do Hidrogênio Verde (H2V) Brasil-Europa, onde o CIMATEC apresentou seus projetos de H2V – área de interesse comum entre o Cepel e o instituto.

Também participaram do encontro, Fernanda Figueiredo e Wagner Duboc, do Departamento de Negócios e Inovação do Centro, e Ana Carolina Hinrichsen, assistente do diretor-geral.

O SENAI CIMATEC

O Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC) é uma instituição vinculada ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e se destaca na realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais. O grande diferencial do CIMATEC é a integração dos processos de pesquisa e inovação de um Centro de Tecnologia às pesquisas científicas e acadêmicas de um Centro Universitário.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo