Comitiva foi recebida por diretores do Centro e conheceu laboratórios das unidades Adrianópolis e Fundão
O Cepel recebeu, na última terça-feira (23), a visita de representantes do SENAI CIMATEC, instituição de tecnologia e inovação sediada em Salvador-BA. A comitiva formada por Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação, Luiz Fernando Taboada Amaral, gerente Executivo, e Ana Tereza Andrade Borba, gerente de Negócios, conheceu laboratórios das duas unidades do Centro e discutiu possíveis parcerias em áreas de atuação em comum.
O grupo foi recebido pelo diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e pelos diretores Orsino Borges Filho, de Laboratórios e Serviços Tecnológicos, e Consuelo Garcia, de Gestão Corporativa. O objetivo do encontro foi identificar possibilidades de parcerias. Ao longo das apresentações, a equipe do CIMATEC apontou diversos temas de interesse – com destaque para as atividades do Laboratório de Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas (LabME).
A programação teve início na Unidade Adrianópolis, no Laboratório de Ultra-Alta Tensão (LabUAT), com uma apresentação de Amilcar Guerreiro. O diretor apresentou um panorama do Cepel – seus associados, áreas de atuação, principais produtos e projetos. A visita seguiu com um itinerário pelos laboratórios de Alta Potência, Alta Tensão e Smart Grids.
Na parte da tarde, já na Unidade Fundão, a pesquisadora Gabriela Rêma realizou uma apresentação do modelo Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos (SOMA). Em seguida, o grupo visitou o Laboratório de Supervisão e Controle (LASC), o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos – Simulador Solar (LabSol) e o já citado LabME.
As duas instituições manifestaram interesse na realização de visita de uma equipe do Cepel ao SENAI CIMATEC para dar continuidade à troca de experiências e avaliar possíveis novas parcerias. Em julho, Amilcar Guerreiro esteve nas instalações do centro tecnológico na Bahia e conheceu a sede da instituição, em Salvador, e o Cimatec Park, em Camaçari, um complexo com infraestrutura única, que ocupa quatro milhões de metros quadrados, com laboratórios avançados, usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco. Na ocasião, o diretor participou do Seminário sobre Perspectivas do Hidrogênio Verde (H2V) Brasil-Europa, onde o CIMATEC apresentou seus projetos de H2V – área de interesse comum entre o Cepel e o instituto.
Também participaram do encontro, Fernanda Figueiredo e Wagner Duboc, do Departamento de Negócios e Inovação do Centro, e Ana Carolina Hinrichsen, assistente do diretor-geral.
O SENAI CIMATEC
O Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC) é uma instituição vinculada ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e se destaca na realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em parceria com empresas e instituições nacionais e internacionais. O grande diferencial do CIMATEC é a integração dos processos de pesquisa e inovação de um Centro de Tecnologia às pesquisas científicas e acadêmicas de um Centro Universitário.