Na última quinta-feira, 6, uma delegação do Cepel visitou as instalações do SENAI CIMATEC, (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), em Salvador-BA. O encontro marcou o início de uma parceria estratégica entre as instituições para o desenvolvimento de tecnologia para o setor elétrico e para a indústria nacionais.
A comitiva do Cepel foi composta pelo diretor de Tecnologia do Cepel, Maurício Lisboa, e dos pesquisadores Katia Garcia, André Tomaz de Carvalho, Wagner de Almeida Duboc, Renato Rocha, Leonardo Pinto e Bruno Fonseca. Eles foram recebidos pelo diretor do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, e sua equipe.

Inaugurado em 2002, o SENAI CIMATEC é um exemplo de ecossistema que une ensino, inovação e desenvolvimento tecnológico, além de ser uma instituição brasileira com expressiva projeção internacional. Dentre suas instalações, destaca-se o CIMATEC Park, grande complexo tecnológico e industrial em uma área de 4 milhões de metros quadrados no centro industrial de Camaçari. Os representantes do Cepel tiveram a oportunidade de conhecer sua infraestrutura, que conta com laboratórios avançados, grandes usinas-piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste do setor automotivo.
Além da área de Energia Elétrica, o CIMATEC Park atende aos setores de Mecânica, Naval e Offshore, Automotivo, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.
Em agosto, um encontro entre as duas instituições já havia acontecido na Unidade Adrianópolis. Os diretores do Centro receberam executivos do CIMATEC para apresentar a infraestrutura laboratorial do Cepel e iniciar as tratativas para estabelecer parcerias.