X Workspot: Cepel marca presença em evento do CIGRÉ-Brasil voltado para ativos de transmissão 

Entre os dias 27 e 30 de novembro, pesquisadores do Cepel participaram da décima edição do Workspot, realizada em Foz do Iguaçu, apresentando artigos técnicos baseados na experiência de equipes do Centro sobre diagnóstico de equipamentos por meio de medições no campo. Representando o Cepel e prestigiando o evento, estiveram presentes os pesquisadores André Tomaz, Gabriela Rêma, Frederico Tassi, Hélio Amorim, Rogério Azevedo e Leonardo Vilela. 

O Workspot é um dos grandes eventos do CIGRE-Brasil para o setor elétrico brasileiro e trata de temas relacionados com Transformadores e Reatores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações e Materiais e Tecnologias Emergentes. Estes temas cobrem as atividades do CIGRE nos seus Comitês de Estudos A2: Transformadores, D1: Materiais e Tecnologias Emergentes, A3: Equipamentos de Alta Tensão e B3: Subestações. 

“O Workspot contou com a participação de diversos especialistas da área, com trabalhos de alta qualidade técnica. O compartilhamento de ideias e conhecimento técnico, integrando a vasta experiência dos profissionais com a aplicação de novas tecnologias, com foco no futuro do setor elétrico, foi muito significativo e promissor. Todos os trabalhos apresentados pelo Cepel também tiveram papel importante nas discussões e debate de ideias durante o evento”, afirmou o pesquisador Frederico Tassi, um dos representantes do Cepel no Workspot. 

Hélio Amorim, pesquisador do Centro, apresentou os artigos “Metodologia Capaz de Diagnosticar Transformadores de Corrente em Operação” e “Metodologia Para Diagnóstico em Campo de Transformadores a Seco”. Além desses, equipes de Furnas e Eletronorte apresentaram artigos baseados em aplicações de técnicas disseminadas pelo Cepel e utilizadas em trabalhos no campo: “Utilização das Técnicas de Detecção de Descargas Parciais e Termografia para Avaliação de TCS em Operação” – Furnas e “Experiência de Manutenção Preditiva Através de Técnicas de Detecção de Descargas Parciais Para Avaliação de Equipamentos de Transmissão na Eletrobras Amazonas GT” – Eletronorte. 

Outros artigos 

O impacto da manobra de disjuntores a vácuo em transformadores e máquinas rotativas – Medições, análises e mitigação, apresentado pelo pesquisador Rogério Azevedo. 

Especificação de sistemas de IIoT¹ para monitoramento de equipamentos em subestações desabrigadas: experiência e soluções do Cepel, apresentado pelo pesquisador André Tomaz de Carvalho. 

Análise do estado de transformadores de potência a partir do monitoramento online da condição operativa, apresentados pelos pesquisadores Gabriela Rema, Leonardo Vilela e Frederico Tassi. 

No último dia de evento, os pesquisadores do Cepel realizaram visitas importantes para trabalhos técnicos futuros com o Parque Tecnológico de Itaipu, no Paraguai (PTI-PY) e a Itaipu Binacional (IB), juntamente com o Diretor de Tecnologia, Maurício Lisboa. Em outubro, o Centro e PTI-PY assinaram um acordo com o objetivo central de estabelecer um quadro de atuações que irão proporcionar cooperações técnicas, acadêmicas, e tecnológicas com o propósito de gerar inovações científicas, sociais e ambientais entre as instituições. 

Na visita às instalações, o pesquisador Hélio Amorim esteve no Laboratório de Alta Tensão da IB onde apresentou o IMA-DP: Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais, e o pesquisador Rogério Azevedo visitou a subestação da IB margem direita a fim de discutir aspectos técnicos relacionados a elaboração de proposta de estudos, a serem realizados pelo Cepel, sobre transitórios e coordenação de isolamento, em função da modernização prevista para aquela subestação. 

Além dos dois artigos apresentados, o Cepel também participou do Comitê Técnico do Workspot, que teve o Diretor de Laboratório e Serviços Tecnológicos, Orsino Borges, como presidente. Ao final do evento o Diretor Orsino foi um dos homenageados pelo CIGRE-Brasil e pelo Comitê Organizador. 

_________________________ 

¹ Internet Industrial das Coisas (IIoT). 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo