Cepel participa de projeto pioneiro em energia termossolar junto a Furnas

No dia 26 de abril, o Cepel participou de workshop promovido por Furnas que marcou a conclusão do projeto de P&D “Desenvolvimento de um coletor termossolar do tipo calha cilindro-parabólica com objetivo de aplicação em geração de energia elétrica”. O encontro ocorreu nas instalações de Furnas em Aparecida de Goiânia-GO, onde foram apresentados os resultados do primeiro equipamento do tipo desenvolvido no Brasil.

Os componentes do campo solar das plantas heliotérmicas, em particular, os coletores, são importados. O principal objetivo do projeto de Furnas foi a nacionalização da estrutura e do sistema de rastreamento destes coletores, permanecendo os espelhos e tubo absorvedor ainda importados. Para isso, Furnas contratou a empresa Eudora Energia, no âmbito do projeto ANEEL PD-0394-1718/2017, para projetar e construir dois protótipos de coletores nacionalizados, implantados em uma área de testes para coletores do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, em Aparecida de Goiânia. O Cepel atuou como parceiro técnico de Furnas na avaliação de todo o desenvolvimento do projeto.

Desenvolvido com ligas de aço e tecnologias nacionais, o equipamento propicia eficiência energética e deve contribuir para a economia de recursos financeiros e preservação ambiental. Nos testes realizados, a eficiência térmica dos coletores situou-se próxima da eficiência térmica dos coletores comerciais existentes, importados, garantindo que 75% da irradiação solar coletada seja transformada em calor, conforme apresentado pela Eudora Energia no Workshop.

Imagem: Luiz Fernando Zutto - Furnas
Imagem: Luiz Fernando Zutto – Furnas

O evento foi coordenado pelo engenheiro Moacir Andrade, gerente do projeto, e contou ainda com a presença de representantes de Eletrobras, Chesf, Cepel e outros especialistas em energias renováveis e energia solar convidados por Furnas, além da Eudora Energia, empresa contratada por Furnas para realização do projeto. O Cepel foi representado pelos pesquisadores Leonardo Vieira e Pablo Lisboa, do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade, que participaram da execução do projeto, com apoio técnico a Furnas.

Ao final das apresentações, o Cepel foi convidado a participar dos debates sobre o projeto desenvolvido e perspectivas para sua extensão. Para uma nova fase, está prevista a construção de uma planta heliotérmica completa, com sistema de armazenamento e bloco de potência, para a geração elétrica de 250 kW, na área da usina hidrelétrica de Itumbiara. Nesta localidade, Furnas já dispõe de um sistema de geração fotovoltaico em terra (800 kW) e em flutuantes (200 kW), de um sistema de geração de hidrogênio verde por eletrólise, de célula a combustível e de sistemas de armazenamento com baterias. A instalação de uma planta heliotérmica com armazenamento térmico complementaria as iniciativas já existentes de Furnas em P&D referentes a arranjos técnicos e comerciais para inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro.

O desenvolvimento da tecnologia de geração heliotérmica de eletricidade no mundo iniciou-se a partir da crise do petróleo na década de 1970. Atualmente, a demanda crescente por energia com reduzido impacto ambiental tem intensificado o desenvolvimento desta tecnologia, devido à característica de despachabilidade que as plantas heliotérmicas possuem. No entanto, a tecnologia termossolar para geração de eletricidade ainda é comercialmente inexistente no Brasil. Em operação, atualmente, existe apenas uma planta de 0,5 MW localizada na usina de Porto Primavera, de propriedade da Auren Energia (antiga CESP). Há ainda, outro projeto em execução, com previsão de instalação de uma planta de 0,8 MW, no Cresp, em Petrolina, pela Chesf. O projeto básico desta planta foi desenvolvido pelo Cepel, com consultoria das empresas espanhola STA (Solar Technology Advisors) e alemã (Enolcon).

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Notícias
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo