
A visita, realizada em 31 de maio, contemplou os laboratórios de Alta e Extra Alta Tensão, Smart Grids, Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas, além de uma apresentação técnica realizada no Laboratório Avançado de Supervisão e Controle. O objetivo central da agenda foi, além de apresentar as infraestruturas laboratoriais e capacidades tecnológicas, ouvir da Neoenergia suas principais demandas e identificar oportunidades para trabalhos em conjunto.
Os diretores do Cepel, Orsino Borges de Oliveira Filho, Laboratórios e Serviços Tecnológicos, e Maurício Lisboa, Tecnologia, participaram de toda a visita e auxiliaram a equipe da Neoenergia com explicações técnicas, além de apresentar as áreas de atuação do Centro que podem ir ao encontro das demandas da empresa.

A Neoenergia é uma companhia integrada de energia que atua em três segmentos: Redes (distribuição e transmissão); Renováveis (geração eólica, hidrelétrica e solar), e Liberalizados (geração térmica e comercialização de energia). Nesse cenário, o Cepel é um potencial parceiro para ações de P&D, por ter infraestrutura e equipes especializadas para realizar projetos com base conceitual e experimental, o que resultem em soluções tecnológicas para atender demandas de empresas como a Neoenergia.
Ao visitar o Cepel, João Fonseca, Gustavo Travassos, Eric Jordan dos Santos, Plínio de Albuquerque e Mário Coutinho foram recepcionados por pesquisadores que em suas apresentações demostraram as tecnologias desenvolvidas e estudadas pelo Centro. Como a visita ao Laboratório Avançado de Supervisão e Controle, onde Frederico Tassi e Igor Visconti preparam apresentações técnicas sobre a atuação do Cepel nas áreas de Automação de Sistemas e Gestão de Ativos; que por meio do gerenciamento de dados, ideias e ações tem desenvolvido importantes trabalhos e estudos em áreas como supervisão, controle e monitoramento de sistemas de operação e otimização técnico-econômica que podem ser aplicados em diversas áreas de atuação.

Outro ponto de destaque na visita foi a passagem da equipe da Neoenergia pelo laboratório de Smart Grids, em Adrianópolis, onde além de demostrar as áreas de ensaios para avaliação de conformidade com potência de até 300 kVA, maior capacidade nominal do Brasil, o pesquisador Oscar Solano apresentou os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Laboratório, dentre eles o estudo que gerou a publicação “Análise do impacto da inserção de minigeração distribuída nos perfis de tensão de sistemas de distribuição usando bancada Power Hardware in-the-loop (PHIL)”, de autoria principal do bolsista Frederico Haasis, que foi premiado como o melhor artigo técnico do Comitê de estudo C6 – Sistemas ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos, no XIX Eriac. As visitas realizadas no Centro sempre visam aproximar profissionais, empresas e suas demandas às capacidades e tecnologias desenvolvidas no Cepel. Além disso, o Cepel também é aberto à visitação de estudantes ensino médio, técnico e superior, saiba mais.