Em agosto, o Cepel realizou treinamentos dos modelos MATRIZ e MELP para 35 profissionais de diversas empresas do setor de energia, como Eletrobras, Petrobras, CGT Eletrosul, Chesf, Furnas e Norus. Os participantes aprenderam a utilizar as ferramentas computacionais desenvolvidas para apoiar estudos de planejamento da expansão de longo prazo de sistemas elétrico (MELP) e energético (MATRIZ).
O MATRIZ e o MELP são modelos bastantes úteis para estudos de planejamento pela flexibilidade em incorporar a representação de novas tecnologias que estão surgindo na atual transição energética, conforme explica a pesquisadora Maria Luiza Viana Lisboa, uma das instrutoras dos treinamentos. “Esperamos que os participantes destes cursos possam aproveitar o conhecimento obtido e alcancem sucesso em suas carreiras profissionais”.
Maria Luiza relatou a experiência de lecionar o treinamento: “Essa edição de 2023 de cursos sobre os modelos MATRIZ e MELP surpreendeu favoravelmente pelo grande número de empregados da Eletrobras que se inscreveram e participaram ativamente das aulas. Também foi muito gratificante contar com a participação de técnicos da Petrobras, da Neoenergia e de alunos da COPPE/UFRJ, FGV E USP”.
Além de Maria Luiza, o curso foi igualmente ministrado pelos pesquisadores Carlos Henrique Medeiros de Sabóia, Valk Luiz de Oliveira Castellani e Jorge Damázio, todos do Departamento de Sistemas Eletroenergéticos do Cepel.
Sobre o Matriz
O modelo MATRIZ é um sistema computacional voltado para a definição de metas de expansão de fontes de geração de mínimo custo de investimento e operação, considerando a integração do setor elétrico com diversos setores energéticos (cadeias do petróleo e gás, biomassa, carvão), no horizonte de médio e longo prazo. Dentre as principais aplicações podemos citar: estudos de planejamento energético de longo prazo, tais como planos nacionais, estaduais e corporativos; estudos de cenários de expansão de sistemas energéticos e emissões associadas etc.
Sobre o Melp
O modelo MELP é um sistema computacional voltado para a definição de planos de expansão de mínimo custo de investimento e operação, considerando em seu portfólio tecnologias de geração (usinas hidrelétricas, termelétricas e renováveis), interligações e componentes do sistema de gás natural acoplado ao setor elétrico, no médio e longo prazo. Aplica o estado-da-arte em otimização estocástica inteira mista em sua metodologia de solução, podendo definir cronogramas de expansão sobre diversos tipos de incertezas, incluindo aquelas relacionadas a custos e demandas, além de incertezas associadas a disponibilidade de geração renovável. Dentre as principais aplicações destacam-se igualmente estudos de planejamento da expansão de longo prazo do sistema elétrico e de gás natural, e estudos corporativos de portfólio ótimo de investimento.
Clique aqui e confira o calendário de treinamentos do Cepel.