O Cepel teve uma atuação estratégica na 12ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel 2025), realizado entre 17 e 19 de setembro, em Manaus. Promovido pela ANEEL, o evento é o principal fórum de debates sobre inovação no setor elétrico brasileiro, reunindo empresas, startups, pesquisadores e reguladores em torno do tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente”.
Representado por seu Diretor-Geral, Alexandre Orth, o Cepel participou de dois painéis de destaque. No dia 17 de setembro, na Arena Inovação, Orth esteve na mesa “Projetos em rede: como colaborar?”, ao lado de Tania Nalborczyk Leites, Consultora em Inovação e P&D da Auren Energia, compartilhando sua visão sobre a importância da colaboração para impulsionar a inovação tecnológica.
No dia seguinte, 18 de setembro, o diretor-geral subiu ao Palco Principal no painel “Do Laboratório ao Mercado – Caminhos lucrativos para produtos de PDI”, moderado por Fernando Mosna, Diretor da ANEEL, com a participação de Igor Mazaki (CEO da Plug and Play Brasil), Ricardo Formento (Chefe do Centro de Negócios de Transição Energética na WEG) e Raphael Moura (Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente na ANP). Durante suas apresentações, Orth destacou projetos estratégicos do Cepel com a Eletrobras, como a construção de um Data Center e também falou sobre o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à operação e manutenção segura e eficiente de ativos críticos no setor de energia.
“O Cepel está em um momento de renovação estratégica. Estamos avançando na construção de um Data Center que dará suporte às demandas crescentes do setor e investindo em tecnologias aplicadas à operação e manutenção segura e eficiente de ativos críticos. Nosso objetivo é transformar pesquisa em valor real para as empresas e para a sociedade, fortalecendo a confiabilidade e a sustentabilidade do sistema elétrico brasileiro”, afirmou Alexandre Orth, Diretor-Geral do Cepel.
Cepel Conecta: integração, inovação e novas soluções
A participação do Cepel no Citeenel se expandiu para além do congresso. No dia 18 de setembro, a instituição promoveu o Cepel Conecta, um jantar que reuniu lideranças das principais empresas do setor elétrico de todo o país.
O evento funcionou como plataforma estratégica para apresentar as principais áreas de atuação do Cepel nesse novo momento da instituição, destacando sua posição como centro de referência em pesquisa aplicada e inovação tecnológica.
Durante o encontro, o Cepel também apresentou uma nova solução para alavancar o retorno dos investimentos em PD&I das empresas, além de destacar os avanços e prioridades em diferentes frentes de atuação. Essa novidade terá mais detalhes divulgados em nossos canais na próxima semana.