O sistema usa técnicas avançadas de Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas
O desenvolvimento de projetos de infraestrutura linear, como linhas de transmissão, exige um equilíbrio delicado entre viabilidade de engenharia, custo-benefício econômico e responsabilidade socioambiental. Ignorar qualquer um desses pilares gera atrasos, aumenta custos e multiplica os conflitos sociais e ambientais.
Pensando nestes quesitos, o Cepel desenvolveu o Ambientrans, uma ferramenta de álgebra de mapas, que propõe uma metodologia aplicada ao planejamento de linhas de transmissão, unindo diversos aspectos, para definir um corredor onde os potenciais impactos socioambientais negativos da instalação de empreendimentos lineares serão menores.
A ferramenta usa técnicas avançadas de Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas e funciona de forma acoplada ao software ArcGIS, a ferramenta permite uma análise em cinco etapas:
- Seleção da Área de Estudo, dos Temas (as camadas que entram na análise) e dos Elementos de Avaliação (classes que recebem valor);
- Definição dos Valores de Atrito e dos Pesos dos Temas;
- Criação da Superfície de Atrito;
- Análise Direcional de Atrito Acumulado;
- Seleção de Corredor.
Além disso, o Ambientrans é flexível e pode ser utilizados em outros empreendimentos lineares, como rodovias e gasodutos, sempre utilizando Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas (SIG).
É o Cepel trazendo soluções para diversas áreas no setor elétrico!