Fundado em 1974, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) é uma das mais renomadas instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do setor elétrico na América Latina. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência como instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), combinando um corpo técnico de excelência a uma infraestrutura laboratorial de classe mundial.
Combinamos pesquisa aplicada, experimentação ágil, transversalidade e decisões orientadas por dados para fazer da inovação nosso diferencial competitivo.
“Ano marcante para o Cepel, 2024 nos trouxe diversos desafios e oportunidades. Mudanças no mercado de energia, ampliando a integração de fontes renováveis intermitentes, que exigem soluções de armazenamento, os desafios de controlabilidade, a segurança e acessibilidade energética nos levaram a refletir sobre nosso propósito e redesenhar o futuro do Centro.”
Dr. Alexandre Orth
Diretor-geral do Cepel
Nossos softwares e sistemas acompanham e, muitas vezes, antecipam-se às necessidades do mercado em monitoramento e gestão de ativos, controle e automação de sistemas, otimização energética, análise de redes elétricas, predição e segurança, sustentabilidade ambiental e financeira, entre outros temas.
Os modelos computacionais desenvolvidos pelo Cepel são ferramentas oficiais utilizadas no planejamento e na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo essenciais para garantir a segurança e confiabilidade do setor elétrico. Junto com o Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (SAGE), que atende ao Operador Nacional do Sistema (ONS) e às maiores empresas de energia do Brasil, fornecemos tecnologias que contribuem substancialmente para o setor elétrico nacional e internacional.
Nossas soluções são utilizadas em 10 países: Alemanha, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, EUA, México, Paraguai, Peru e Portugal.
Durante o ano, realizamos importantes contribuições técnicas para impulsionar o avanço da transição energética no Brasil e o desenvolvimento tecnológico do setor elétrico brasileiro: aprimoramos nossas soluções digitais utilizadas por diversas empresas e instituições setoriais, avançamos nas pesquisas em temas de inovação cruciais para a energia sustentável e atualizamos nosso portfólio de serviços laboratoriais e tecnológicos.
Alinhado ao seu planejamento estratégico, o Cepel avançou em 2024 com ações para fortalecer sua sustentabilidade financeira. Entre as principais iniciativas estão a cooperação com associados, a expansão da prestação de serviços tecnológicos, a diversificação de clientes e a captação de recursos para projetos de P&D.
Implementação em todas as instalações das empresas Eletrobras recebeu os seguintes desenvolvimentos em 2024:
Participação em consórcio internacional para realizar o projeto Deep integration between machine learning approaches and renewable energy optimization (Integração profunda entre abordagens de aprendizado de máquina e otimização de energia renovável) sob a coordenação do SINTEF Energy Research da Noruega.
Inaugurado o Espaço NZEB (Near Zero Energy Building), primeiro edifício no Brasil a aplicar o conceito de consumo líquido de energia para sua operação próximo de zero.
A transição energética demanda o fornecimento de energia mais confiável, acessível e sustentável.
O Cepel, em seu papel de agente de inovação, tem a ambição de liderar esse movimento no Brasil e ser referência mundial no tema. Em nosso horizonte de inovação, os principais temas são: