EnglishPortuguese
ico-desce.png

O Laboratório de Alta Potência do Cepel conta com duas instalações: a área de ensaios de Alta Corrente; e a área de ensaios de Alta Potência propriamente dita. São instalações com capacidades únicas na América do Sul, que fazem parte do complexo de laboratórios do Centro localizado em Adrianópolis, no município de Nova Iguaçu – RJ.

Os ensaios realizados no Laboratório de Alta Potência do Cepel atendem a demandas de fabricantes de equipamentos de alta tensão para sistemas de potência, de agentes do setor elétrico brasileiro e de outros países — principalmente da América do Sul — e de instituições de pesquisa, incluindo a parte experimental de projetos de pesquisa realizados pelo próprio Cepel. Tais ensaios servem para avaliar o desempenho elétrico e termomecânico de equipamentos e dispositivos sob condições normais ou anormais de operação, como manobras devidas ou indevidas, curtos-circuitos e arcos de potência, dentre outros eventos que podem ocorrer em serviço. Os resultados fornecem subsídios para aperfeiçoamento de projetos e processos de fabricação de equipamentos e para melhorias na sua qualidade. Isto gera progressos na indústria de equipamentos elétricos de potência e aumenta a sua competitividade, além de contribuir para a confiabilidade do sistema elétrico.

A área de Alta Corrente realiza ensaios com níveis de corrente elevados: centenas de kA de curto-circuito e dezenas de kA em regime permanente, em equipamentos de alta, média e baixa tensão. Os principais ensaios realizados nesta área são os de elevação de temperatura, de curto-circuito franco, de arco de potência e de manobra.

Já a área de Alta Potência realiza ensaios de curto-circuito franco, de arco de potência e de manobra, em níveis elevados de potência: até 750 MVA, sob tensão de até 100 kV.

Principais ensaios

Os principais ensaios realizados no Laboratório de Alta Potência do Cepel são:

  • Arco interno em cubículo blindado;
  • Curto-circuito em transformador, regulador de tensão e reator;
  • Interrupção em dispositivos de distribuição e de instalação industrial;
  • Estabelecimento e interrupção de correntes induzidas eletrostática e eletromagneticamente em chaves de aterramento de linha de transmissão;
  • Corrente de defeito em para-raios;
  • Arco de potência em cadeia de isoladores;
  • Estabelecimento e interrupção de arco elétrico em disjuntor e em religador de tensão;
  • Corrente suportável de curto-circuito em chaves seccionadoras de linha;
  • Elevação de temperatura e corrente suportável de curto-circuito em painéis de baixa e média tensão e em barramentos blindados;
  • Descarga atmosférica e curto-circuito em cabos condutores e OPGW (único laboratório no Brasil avaliado pela Anatel para esses ensaios sem necessidade de Organismos Certificadores).
 
 

Ensaio de manobras de correntes induzidas em chave de aterramento

Para solicitar um ensaio, clique aqui.

 


Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Skip to content