EnglishPortuguese
ico-desce.png

Avaliação de campos eletromagnéticos

Medição de Campos Eletromagnéticos em Subestações e Usinas Geradoras

O Cepel oferece uma ampla gama de serviços de cálculo e medição de campos elétricos e magnéticos em usinas, linhas de transmissão e subestações, para verificação de desempenho, e atendimento dos limites regulatórios, podendo também ser utilizados no desenvolvimento de soluções para mitigação desses campos. Mais recentemente, a modelagem de campos eletromagnéticos em equipamentos vem sendo utilizada, com sucesso, em apoio ao diagnóstico de falhas.

Verificação de campos eletromagnéticos na vizinhança de usinas, linhas e subestações para atendimento à Legislação, Resoluções Normativas Aneel e Normas ABNT

A Lei 11.934, regulamentada pela Aneel na Resolução Normativa 915, determina o atendimento de limites para campos elétrico e magnético em todas as instalações do sistema elétrico brasileiro. Esses limites são os recomendados pela Organização Mundial da Saúde, consolidados na Norma ICNIRP-2010. Essa verificação pode ser feita por meio de cálculos utilizando metodologia consagrada, reconhecida pela Aneel, ou via medição, utilizando medidores devidamente calibrados, com certificado válido. O Cepel realiza o serviço de verificação desses campos e emite relatórios em padrão aceito pela Aneel.

Cálculo de Campos Elétricos e Magnéticos

O Cepel dispõe de um conjunto de programas computacionais, reconhecidos e amplamente validados – TRICAMP, CAMPEM_LT, CAMPEM_SE – que permitem calcular a distribuição de campos em situações diversificadas, como usinas, linhas de transmissão e subestações. O TRICAMP é uma ferramenta de aplicação geral para cálculo de campo elétrico em configurações de grande porte, com fronteiras abertas, e a linha CAMPEM é composta por ferramentas específicas para aplicação em linhas de transmissão e em subestações.

 

Figura 1. CAMPEM_LT – Tela de entrada de dados

Projeto, comissionamento e manutenção

As ferramentas de cálculo de campos são utilizadas nas fases de projeto, comissionamento e manutenção, sempre que for necessário quantificar ou verificar esses campos.

Medição de Campos Elétricos e Magnéticos

O Cepel tem ampla expertise na medição de campos elétricos e magnéticos, com 40 anos de experiência nestas atividades, tendo elaborado Guia de Medição para orientar a verificação de campos e participado ativamente do desenvolvimento da Norma de Medição ABNT-25.415.

Adicionalmente, o Cepel tem autorização da Aneel, expressa na Resolução Normativa 915, para verificar o desempenho de medidores e instrumentos, como alternativa à calibração.

 

Definição da estratégia de medição.

 

Perfil medido

 

Análise de Campos Eletromagnéticos em Equipamentos

Frequentemente as falhas dielétricas em equipamentos (transformadores, para-raios, TCs, etc.) estão associadas a concentrações indesejáveis de campo elétrico, que originam processos iniciais de descargas localizadas, que vão degradando o isolamento, evoluindo até uma falha catastrófica.

Figura 3 Diagnóstico de falhas de equipamentos – simulações por elementos finitos

E-mail institucional  

campem@cepel.br 

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Skip to content