EnglishPortuguese

LabME - Laboratório de Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas

Laboratório de Mecatrônica e Dinâmica de Estruturas – LabME

O Laboratório conta com infraestrutura, equipe e equipamentos especializados para desenvolvimento de soluções para o setor de energia, envolvendo engenharia mecânica, associada a avanços tecnológicos em eletrônica e software. A atuação do Laboratório abrange o desenvolvimento do projeto de engenharia, a manufatura de protótipos, a simulação computacional e a validação, por meio de ensaios laboratoriais, de sensores inteligentes para investigação de solicitações mecânicas em equipamentos e estruturas, possibilitando uma operação otimizada destes ativos e trazendo subsídios para manutenção preventiva, evitando colapsos nas estruturas por esforços mecânicos. O Laboratório também atua em ensaios de tensão, flexão, compressão, cíclicos de fadiga e de resistência à fratura em materiais, além de análise de esforços mecânicos por elementos finitos, atendendo a projetos de pesquisa e serviços tecnológicos.

 

 Detalhamento de serviços, projetos e ensaios

– Desenvolvimento de sensores mecatrônicos para monitoramento de estruturas e equipamentos de transmissão e geração de energia.

– Monitoramento e medição de vibrações mecânicas em equipamentos/estruturas, para identificação das frequências e modos naturais de vibração e detecção de anomalias no funcionamento a partir da constatação de alterações nas frequências/modos naturais.

– Monitoramento e medição de deformação mecânica em equipamentos/estruturas de interesse através de técnicas de extensometria, permitindo a identificação dos locais mais solicitados mecanicamente e, portanto, mais suscetíveis à falha, com a proposição de melhorias para reduzir os esforços mecânicos neles apresentados.

– Ensaios de fadiga, tanto de alto ciclo em temperatura constante, como de termomecânica em alta temperatura, para avaliação da resistência mecânica do material sob carregamento cíclico e estimativa de vida remanescente à fadiga do equipamento/estrutura.

– Ensaios de vibração em equipamentos/estruturas (estruturas de até 1.200 kg e 2 m de altura), para avaliação de sua resistência mecânica, quando submetidos a vibrações mecânicas do tipo senoidal, aleatória (random) e transiente ou choque (transient/shock); identificação das frequências naturais do equipamento; e verificação da condição de sua operação em campo (em condição de ressonância ou não).

– Análise de esforços mecânicos em equipamentos/estruturas, usando código comercial de elementos finitos ANSYS/Workbench, com o detalhamento de esforços mecânicos em equipamentos/estruturas de geometria complexa e gerando simulação do desempenho esperado para as condições de operação em campo.

–  Monitoramento da Condição Estrutural (Structural Health Monitoring) – desenvolvimento de metodologias computacionais para diagnóstico de defeitos em cabos condutores de linhas áreas de transmissão de energia elétrica e em pás de aerogeradores on-shore de grande porte. Desenvolvimento de sensores inteligentes para aplicação nestes ativos.

– Avaliação de eficiência de amortecedores em cabos condutores.

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Filter by Categories
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Skip to content