ico-desce.png

ANAFIN: Análise econômico-financeira de projetos de geração e transmissão de energia

anaaa

O programa ANAFIN vem sendo desenvolvido e aprimorado pelo Cepel com o objetivo de apoiar a decisão de investimento em projetos de geração e transmissão (G&T) de energia elétrica, endereçando de forma adequada o tratamento das incertezas associadas. Atualmente, o programa está estruturado para avaliar e/ou acompanhar a viabilidade econômica das principais tecnologias de geração utilizadas no setor elétrico brasileiro, ou seja, empreendimentos de natureza eólica, solar fotovoltaica, hidroelétrica e termoelétrica de diferentes fontes, como o gás natural, carvão, óleo e biomassa. 

Em geral, a análise da viabilidade econômica de um projeto é baseada na estimativa dos seus fluxos de caixa futuros, normalmente realizada com base em previsões ou diferentes cenários de realização para as variáveis de maior impacto. O modelo ANAFIN possui dois módulos para a análise de projetos de G&T: o módulo determinístico e o módulo probabilístico ou de risco.

Análise Determinística

Utilizando o módulo determinístico, a análise do fluxo de caixa é feita a partir de valores representativos das variáveis envolvidas no estudo, o que leva à determinação de um único cenário de fluxo de caixa, e, consequentemente, aos diversos indicadores de viabilidade associados. Os principais indicadores calculados pelo programa ANAFIN são:

  • Valor Presente Líquido – VPL.
  • Taxa Interna de Retorno – TIR.
  • Payback Descontado.
  • Preço de Equilíbrio – valor mínimo do preço de venda da energia que remunera o capital dos acionistas com base nos seus respectivos custos de oportunidade do capital.
  • Investimento de Equilíbrio – valor máximo de investimento que o projeto pode suportar de modo a que o capital dos seus acionistas seja remunerado aos seus respectivos custos de capital.
  • Alavancagem de Equilíbrio – nível máximo de alavancagem do projeto que garante o atendimento a um Índice de Cobertura do Serviço da Dívida mínimo exigido pela instituição financiadora;
  • Custo Nivelado da Energia – custo unitário da energia, incluindo os custos de investimento, operação, remuneração do capital dos acionistas ao longo da vida útil do projeto, entre outros.
123123123123123123

Figura 1 – Exemplos de Resultados Exportados em Planilhas Excel – Síntese dos Resultados com os Indicadores de Viabilidade (esquerda) e DRE (direita)

Cabe ao usuário informar as premissas técnicas, econômicas e financeiras do projeto, como sua potência instalada, fator de capacidade, dados contratuais, curva de investimento, despesas operacionais, condições de financiamento, entre outras. Considerando que a maior parte das variáveis envolvidas em uma análise econômica não pode ser estimada com 100% de certeza, o módulo determinístico do modelo ANAFIN permite que as incertezas associadas sejam tratadas de duas diferentes maneiras: (i) através de análises de sensibilidade e (ii) através de análises de cenário das variáveis de maior impacto. Pelo uso de algum desses métodos, é possível separar intervalos de valores que definem a rejeição ou aceitação do projeto para um conjunto de variáveis de interesse.

505050

Figura 2 – Resultado da Análise Tornado (esquerda) e da Análise de Sensibilidade em Relação ao Custo do Capital do Investidor (direita)

Análise Probabilística

Por outro lado, utilizando o módulo probabilístico, as incertezas associadas à aleatoriedade do preço da energia elétrica no mercado à vista e à geração do empreendimento podem ser consideradas de forma explícita, seja através da interação do modelo ANAFIN com a cadeia de modelos energéticos desenvolvida pelo Cepel , em particular com os modelos NEWAVE e SUISHI, ou através da utilização de técnicas estatísticas de simulação, como a Simulação de Monte Carlo. Neste caso, são obtidos indicadores probabilísticos a respeito da viabilidade econômica do projeto. Entre eles, cabe destacar a Média da Distribuição dos VPLs e a Probabilidade de Não Remuneração do Investimento, ou seja, do projeto ter VPL menor do que zero.

anaaaaa

Figura 3 – Tela Inicial das Análises de Risco de Empreendimentos Eólicos (esquerda) e Distribuição de VPLs (direita)

Finalmente, cabe destacar que o programa ANAFIN é desenvolvido com a colaboração das empresas Eletrobras e com a contribuição de instituições de ensino, com as quais o Cepel desenvolve trabalhos de mestrado e de doutorado sobre as metodologias utilizadas pelo programa.

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo